Targino Gondim festas juninas até o mês de julho comemora

Link:
Por: Fernanda Matos
17/06/2019 - 12:10:54

Com agenda lotada, sanfoneiro se apresenta em diversas cidades da Bahia

Targino Gondim é um dos nomes mais importantes do forró do Brasil e tem agenda agitada nos meses de junho e julho. Com mais de 20 shows entres os dias 14 de junho e 26 de julho (festas abertas ao público e fechadas), o artista presenta o show Sem Limites com canções que vem conquistando o público. Dono de uma voz melosa e um jeito doce de tocar, o artista já recebeu a chancela de grandes nomes do ritmo, a exemplo de Gilberto Gil, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Dominguinhos.

A programação junina de Targino começou em abril, no Festival de Forró de Itacaré, que teve a curadoria do sanfoneiro. Depois de shows em diversas cidades em abril e maio, o mês de junho chegou e a temporada começa em Jandaíra, dia 14, no dia seguinte duas festas fechadas até chegar a Mucugê (16). Nos dias que antecedem o São João estará 21 em Itororó e Itapetinga e 22 em Amargosa.

A véspera de São João (23) será em Ipirá e Pé de Serra. Piatã receberá o show de Targino no dia do Santo mais famoso do mês. O São Pedro será comemorado em Jacarací e Cordeiros. Em Julho, Godim tem apresentação em cidades como Mucugê, Lençóis, Barra do Rocha, Salgueiro, Rio de Contas e Brasília.

Fora da temporada junina o artista empreendedor tem tocado eventos como Festival Internacional da Sanfona (Juazeiro-BA), que já é o maior evento de acordeom da América Latina, Festival de Forró da Chapada (Mucugê-BA), Conecta Chapada (Andaraí-BA), e Festival de Forró de Itacaré (Itacaré-BA).

Comemorando mais de 20 anos de carreira, desde 2018 o sanfoneiro apresenta o projeto Targino sem Limites. Nele tem músicas com nomes como Zeca Baleiro, Carlinhos Brown, Bell Marques, Baiana System, Adão Negro, Jau, Saulo e Xandy, dos Aviões do Forró.

Nas suas apresentações pelo Brasil afora, o repertório conta com canções autorais a exemplo de clássicos como Esperando na Janela, Fingindo que não tá, Pra se aninhar e Dance Forró mais eu e sucessos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos e, claro, clássicos juninos. Propagador do forró pelo Brasil e o mundo, Targino Gondim, há dois anos leva o ritmo nordestino para África, em Angola, país que abraçou o artista.

Targino Gondim - Tudo começou quando ainda era um menino em Juazeiro (BA), onde aprendeu a tocar sanfona e inspirado no maior ícone do instrumento, Luiz Gonzaga. Venceu o Grammy Latino 2001 (o Oscar da Música) com a canção de sua autoria Esperando na Janela, que também ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço na longa brasileiro, “Eu, Tu, Eles”. Em 2001, lança pela Warner seu primeiro CD Nacional: Dance Forró Mais Eu, produzido por Roberto Sant’Anna, e com participação de Gilberto Gil.

Em 2009 apresentou o projeto Canções de Luiz, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música). Em 2015, lançou Canções Divinas incluindo música de sua autoria em homenagem ao Papa: "O Papa Francisco", recebendo uma carta de agradecimento do Pontífice.

Em 2017, Targino seu 27 CD foi batizado de Amor Que Apaixona com destaque para Refugiados, outra de sua autoria com base na história de sofrimento dos refugiados da África e Oriente.

Em 2018, lança mais uma série Sou o São João (Canal Futura), realiza o 5° Festival Internacional da Sanfona, Conecta Chapada, Festival de Forró da Chapada, Festival de Forró de Itacaré e lança o CD Forró, Festa e São João (com todos os grandes nomes do forró brasileiro juntos), trabalho produzido e dirigido por ele.

Para 2019 o projeto é o CD Targino Sem Limites. O trabalho vem em conjunto com nomes como Zeca Baleiro, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Fagner, Gilberto Gil, Leonardo, Moraes Moreira, Bell Marques, Xandy Aviões e Baiana System. Muitas destas canções serão acompanhadas de clipes com estes nomes.


Tags:
Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/