Mês da Juventude é lançado com programação voltada à inclusão e empoderamento juvenil

Link:
Por: ASCOM-PREFEITURA DE PORTO SEGURO
12/08/2019 - 18:57:13

Promover a inclusão social dos jovens por meio de políticas públicas, programas e projetos municipais é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Seguro, através da pasta municipal de Assistência Social, que pela primeira vez, tem uma superintendência  de Projetos para Infância e Juventude, lançando uma ampla programação para a juventude de Porto Seguro em agosto.

A abertura do Mês da Juventude aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, no Centro de Cultura, com a presença de importantes autoridades estaduais e municipais. A prefeita Cláudia Oliveira e a secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencourt, receberam o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o vereador Robson Vinhas, representando a pres. da Câmara Municipal, Ariane Prates; diretor da Cieps, Caetano Cupolo, representando o secretário estadual de Educação; vários secretários municipais, superintendentes e representantes da União dos Estudantes, Grêmio da União dos Estudantes, Grêmio do IFBA, Força Juvenil, Conselho da Juventude Pataxó, Juventude do Campo e do Diretório Acadêmico da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, além de estudantes de escolas municipais, estaduais e do IFBA.

O tema é o Empoderamento e Protagonismo da Juvenil, já está sendo trabalhado em várias esferas da sociedade por meio de encontros com estudantes nas escolas, realização de eventos esportivos e diálogo com representantes de jovens em vários segmentos, como agremiações escolares, conselhos e associações.

Políticas Públicas

A programação em todo este mês contempla várias atividades em Porto Seguro, promovendo reflexão sobre o papel do jovem nas transformações da sociedade e seu progresso, tendo como premissa sua atuação ativa, garantia de direitos, oportunidades de formação profissional e pensamento crítico, além de acesso aos programas governamentais de formação da cidadania, esporte e lazer.

O superintendente de Projetos para Criança e Juventude de Porto Seguro, Washington Borges, destaca que este momento é um divisor de águas. "Estamos conquistando nossos espaços porque nos unimos, acreditando ser possível a atuação do jovem na sociedade por meio de efetivação das políticas públicas que garantem este direito, alinhados com as iniciativas da gestão municipal", disse, agradecendo a prefeita Cláudia Oliveira pela iniciativa. A secretária de Assistência Social, destacou a força do jovem de Porto Seguro, que "tem se mostrado participativa na comunidade, buscando seus direitos e contribuindo para uma cidade melhor", frisou.

A prefeita Cláudia Oliveira agradeceu o apoio do secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães e também aos jovens presentes, que estão constituindo uma grande transformação social local. "Desde que montamos a Superintendência de Projetos para Infância e Juventude buscávamos a mobilização dos jovens da comunidade a fim oferecer mais oportunidades, acesso a programas e serviços voltados a sua valorização, bem como, constituir seu espaço legal junto às tomadas de decisões através do diálogo em encontros e seu posicionamento como um cidadão atuante na comunidade", frisou.

O secretário estadual, Davidson Magalhães, parabenizou o suporte municipal à mobilização juvenil e disse que o Governo do Estado está aberto a ouvir opiniões, trabalhando para o aprimoramento de programas sociais, bem como, torná-los mais acessíveis a todos os jovens de Porto Seguro, desde o indígena, do campo, estudantil e urbano, a fim de que a juventude seja empoderada pela garantia de seus direitos e tenha políticas públicas voltadas para suas necessidades, frisou, agradecendo a oportunidade de estar presente num dos maiores eventos voltados para o jovem na Bahia.


Tags:
Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/