Tom Correia é o curador do Festival Literário Nacional

Link:
Por: Fernanda Matos
05/11/2019 - 00:36:00

Evento acontece de 12 a 15 de novembro no Ginásio Poliesportivo de Cajazeira

A curadoria do Flin (Festival Literário Nacional) mescla diferentes linguagens artísticas e culturais, dando destaque especial à literatura oral dos saraus, dos slams e das batalhas de poesia. Esses elementos compõem a expressão jovem que envolve o primeiro Festival Literário do Governo do Estado, e é marcado pelo hibridismo contemporâneo característico dos trabalhos do jornalista, escritor, artista visual e curador do Flin, Tom Correia. O evento acontece de 12 a 15 de novembro no Ginásio Poliesportivo de Cajazeira.

Tom nunca imaginou que pudesse se tornar escritor ou mesmo curador quando, no início dos anos 2000, começou a se aventurar pela escrita literária. Em 2002 foi premiado pelo antigo Prêmio Braskem, com o livro de contos Memorial dos Medíocres e daí em diante o caminho foi sem volta.

Sua relação com festas literárias começou em 2013, quando foi convidado a participar de uma mesa na Flica (Festa Literária de Cachoeira), evento em que, anos depois (em 2017 e 2018), foi convidado para ser curador e passou a exercer seu olhar cuidadoso na escolha da programação cultural de eventos literários da Bahia.

Ele lembra que foi uma experiência importante para ampliar sua capacidade de empatia. "Ter participado de mesas literárias como convidado e mediador, foi importante para ampliar minha capacidade de empatia. Isso envolve desde a emoção de se receber um convite, saber quem vai estar ao lado da mesa e a expectativa em relação ao clima da conversa e a receptividade do público".

Na curadoria do Flin, ele conta que os desafios são inúmeros. “O primeiro deles é promover a descentralização de um festival literário pensando numa programação à altura de qualquer outro "fli" do país e dialogando, sempre que possível, com outras linguagens artísticas a partir do livro e da leitura”.

De 12 a 15 de novembro, nomes locais e nacionais irão pautar as rodas, mesas e conversas sobre diversas leitura em Salvador. Durante os quatro dias, o público participará de uma série de discussões contemporâneas a partir de mesas temáticas construídas pela e para a juventude.

Neste mesmo sentido, o Flin apresenta uma programação que mescla nomes que conectam várias linguagens artísticas. Nomes como Lázaro Ramos, Regina Navarro, Ryane Leão, Jarrid Arraes, Luedji Luna e Larissa Luz foram confirmados. “Esperamos que não apenas os estudantes da rede pública estejam presentes nos dias do festival, como também os moradores de Cajazeiras de todas as faixas etárias”.

Flin

Com o tema Diversas Leituras & Novos Caminhos, o Flin é projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA)do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

MAIS INFORMAÇÕES:
Serviço
I Festival Literário Nacional – FLIN
Quando: 12 a 15 de novembro (terça-feira até sexta-feira)
Horário: a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira
Endereço: Estr. do Coqueiro Grande, 127 - Fazenda Grande 2, Salvador - BA, 41340-050

Aberto ao público

Tags:
Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/