Cinco cidades históricas para conhecer no feriadão

Link:
Por: Marina
13/11/2017 - 17:25:41

Viajar e conhecer lugares que fizeram parte da história do Brasil, aprimora mais o conhecimento do que decorar conteúdos de livros didáticos. Por isso, que tal reunir a família, aproveitar a emenda do feriado e conhecer pelo menos um dos locais mais importantes para a Proclamação da República? O ViajaNet, agência de viagens online, listou cinco destinos, confira:

Praça da República (RJ)

A primeira parada não poderia ser outro lugar: a Praça da República foi o local em que, cansados da Monarquia, militares se reuniram e tiraram o imperador Pedro II do poder. Também conhecida como Praça da Aclamação, ela fica no Centro do Rio de Janeiro e faz parte do parque público nomeado como Campo de Santana.

Tiradentes (MG)

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em uma fazenda entre São João Del Rei e a então Vila de São José Del Rei. Porém, após a proclamação da República, a última localidade recebeu o nome do herói que enfrentou o domínio português. A pequena cidade mineira abriga o Monumento a Tiradentes, construído pela população no fim do século 19 e a Matriz de Santo Antônio, a segunda igreja em ouro do Brasil, construída em 1710.

Porto Seguro (BA)

Quem optar por Salvador não pode deixar de visitar o Memorial do Descobrimento, que guarda a réplica do barco que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras em 1500, (e onde teria gritado "terra à vista" para a sua tripulação, no Monte Pascoal – outro lugar indispensável na lista dos mochileiros). A primeira capital do país reúne ainda diversas belezas baianas: o Pelourinho, o Farol da Barra, a Igreja do Senhor do Bonfim, a Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja da Misericórdia e o Fortim.

São Luís (MA)

A única cidade brasileira fundada por franceses foi invadida por holandeses e em seguida colonizada por portugueses, fatos que resultaram em uma miscelânea cultural ímpar. A capital maranhense Hospeda o Teatro Arthur Azevedo, o mais antigo teatro do país; o Barão de Grajaú que traz obras dos movimentos mareiristas, rococó, barroco e neoclássico; e o Convento das Mercês, que exibe relíquias excepcionais.

Olinda (PE)

Considerada cidade-irmã de Recife, Olinda sofreu com a ocupação dos holandeses e foi a matriz para a Nova Lusitânia. Conhecida também como Lisboa Pequena durante o Brasil Colônia, apresenta um centro histórico repleto de locais turísticos: Catedral Sé de Olinda, inaugurada em 1537 e que carrega elementos da renascença e do barroco; o Mosteiro de São Bento; o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

 


Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/