ONG Visão Mundial discute o extermínio de jovens negros no 13º Fórum Social Mundial, em Salvador.

Link:
Por: JB Press House
11/03/2018 - 11:21:01

Evento vai reunir mais de 60 mil pessoas. Representantes do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) e da ONG Visão Mundial irão realizar um ato público e uma oficina para jovens durante a programação que acontece a partir da terça-feira (13)

A ONG Visão Mundial, organização não governamental humanitária especializada na proteção à infância, vai participar da 13º edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018) que será realizada entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador, na Bahia. O evento vai reunir várias organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo e irá discutir temas que possuem um viés de resistência e transformação social. A programação completa pode ser vista no link: http://wsf2018.org/. Por meio do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), a Visão Mundial tem o objetivo de conscientizar os jovens participantes e a sociedade em geral sobre a violência contra a juventude negra, além de fazer parcerias para o fortalecimento dos projetos da ONG.

Com o tema "Extermínio de jovens negros nas periferias", o MJPOP vai realizar um ato público, juntamente com o Grupo de Teatro Sem Limites, na abertura do Fórum Social Mundial, na terça-feira (13), na Praça Dois de Julho, no bairro de Canela, em Salvador. Cerca de 30 jovens irão encenar uma situação de genocídio com jovens assassinados, várias mães e repórteres noticiando o caso. O ato também vai lembrar, através de cruzes levantadas, os nomes de alguns jovens que foram assassinados e vai finalizar com uma intervenção poética.

Na quarta-feira (14) e quinta-feira (15), às 14h, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a articuladora regional de juventude, Tatiane Anjos, vai ministrar uma oficina com o tema: "contra o genocídio e o encarceramento da juventude negra", fazendo alusão ao projeto da Visão Mundial "Eu Sinto Na Pele" que tem o objetivo de diminuir os índices de letalidade dos jovens. O curso prático vai apresentar o MJPOP, o projeto Eu Sinto Na Pele e irá fazer dinâmicas e rodas de diálogo sobre a abordagem da violência contra a juventude. Para participar da oficina, os jovens terão que se fazer a inscrição presencialmente. A credencial custa R$ 35 e contempla todas as atividades do fórum.

"É a primeira vez que o MJPOP participa do Fórum Social Mundial. Esperamos impactar a região através do ato e com a oficina, trocar experiências e fazer parcerias para aplicar o projeto Eu Sinto Na Pele em outros lugares. Acreditamos que o trabalho em rede é bastante eficaz em prol da juventude", conta Tatiane Anjos, articuladora regional de juventude da Visão Mundial.

O Fórum Social Mundial conta com seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências sobre os 19 eixos temáticos dentro do lema principal "Resistir é Criar, Resistir é Transformar'". O evento tem a finalidade de ser um espaço de diálogo e convergência de cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, que estarão na cidade com o objetivo de debater e definir novas alternativas e estratégias para promover a transformação do ser humano em busca de "Um outro mundo possível".

O MJPOP

O Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) prepara adolescentes e jovens para liderar processos políticos em suas comunidades. Através desta metodologia, meninos e meninas entre 16 e 24 anos identificam os problemas e, junto com outros atores, propõem soluções, buscando esclarecer e incentivar cada um – cidadão, comunidade e Estado, a cumprir seu papel para que os direitos sejam efetivados e o bem estar de todos seja alcançado.

Leia mais em http://www.mjpop.com.br/

SERVIÇO

Fórum Social Mundial

Ato público "Extermínio de jovens negros nas periferias"

Data: 13/03/2018

Horário: 14h

Local: Praça Dois de Julho

Largo do Campo Grande, s/n - Canela, Salvador.

Oficina "Contra o Genocídio e o Encarceramento da Juventude Negra"

Data: 14 e 15/03/2018

Horário: 14h

Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA), PAF III, Ondina, Sala 109

Endereço: Ondina, Salvador - BA

Sobre a Visão Mundial

Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social - visaomundial.org.br


Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/