Porto Seguro - Combate ao sedentarismo

Link:
Por: ASCOM-PREFEITURA DE PORTO SEGURO
13/03/2018 - 15:04:53

A Praça das Pitangueiras, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Porto Seguro, foi o local escolhido na manhã de sexta feira, 9/03, para promover bem estar e saúde por meio da atividade física em alusão ao Dia Nacional de combate ao sedentarismo, comemorado 10/03. No local, abriga também a academia ao ar livre, recentemente inaugurada pela prefeitura. O evento, realizado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, destacou-se pela descontração que reuniu a participação de alunas dos bairros Cambolo, Campinho e Praça da Bíblia. As atividades envolveram a utilização dos equipamentos instalados para a prática de esportes, como também movimentos aeróbicos.

Para o prefeito em exercício, Beto Nascimento, "a atividade física muda radicalmente a vida das pessoas que conseguem sair do sedentarismo conquistando favoráveis mudanças no corpo e na mente. O nosso papel, enquanto gestão pública, tem sido implementando de forma eficiente nas ações desenvolvidas nas unidades de saúde, especialmente nos pólos das academias ao ar livre, contando com a adesão, cada vez maior, da comunidade", conclui.

Doenças decorrentes do sedentarismo

A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população mundial é sedentária, consequentemente sujeita a um maior risco de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. O baixo nível de atividade física está associado a diversas doenças crônicas degenerativas.

"O sedentarismo é considerado um mal muito sério, pois decorre uma série de doenças, deixando de ser uma preocupação meramente estética, pois é um problema grave de saúde pública, transformando-se numa epidemia global. Por isso, desenvolvemos em Porto Seguro a estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado à população mediante o trabalho dos educadores físicos que atuam nas academias ao ar livre no Centro, Frei Calixto, zonal rural e Arraial D'ajuda, fomentando ideias de prevenção de doenças através do incentivo de um estilo de vida mais ativo, proporcionando não apenas benefícios fisiológicos, mas principalmente uma melhor qualidade de vida para a população", pontua a secretária de saúde, Edna Alves.


Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/