Ações do Agosto Dourado iniciam em Porto Seguro

Link:
Por: ASCOM-PREFEITURA DE PORTO SEGURO
09/08/2018 - 15:22:12

A abertura oficial da campanha de incentivo ao aleitamento materno foi feita na manhã desta terça-feira, 7/8, em Porto Seguro, na unidade de saúde da família do Vila Valdete. Idealizado pela Secretaria de saúde, dispondo de execução direta da rede da Atenção Básica, o evento, que mobilizou grande número de gestantes e mães em fase de amamentação, e contou com a presença da diretora saúde da criança e do adolescente, Thais Barbosa, marcou o início das ações que seguem, em todos os postos do município, até o encerramento do mês, dentro da programação do Agosto Dourado.

O superintendente interino da atenção básica, Gleison Alves, também prestigiou o início dos trabalhos e reforçou o engajamento multidisciplinar nos estabelecimentos municipais de saúde. "Durante o período do Agosto Dourado os profissionais de saúde estarão incentivando o aleitamento materno no pré-natal, no atendimento médico, no acompanhamento da primeira semana de vida da criança e em outras atividades de rotina dos serviços de atendimento. Durante a programação, além das mães, os pais, os responsáveis e demais familiares, também serão estimulados sobre a necessidade da amamentação pelo menos nos primeiros seis meses de vida do bebê", pontua.

Equipe Multidisciplinar

Com slogan "Estreitando os vínculos junto a amamentação através da paternidade responsável", tendo a finalidade de aprofundar o envolvimento do homem durante as fases que compõem a gestação, parto e pós-parto, o encontro com as futuras mães ocorreu inicialmente durante o processo de acolhimento. As gestantes receberam palestras educativas enfatizando importantes assuntos, com destaque nas técnicas adequadas de amamentação e importância do aleitamento materno nos 6 meses de vida da criança.

Programação diversificada

Com recomendação da prefeita Cláudia Oliveira, espaços especiais também foram criados para promover a abrangência  do cuidado à saúde integral. Subdivididos em salas, em eixos temáticos, as mamães tiveram acesso à métodos de relaxamento direcionado para elas e os pequenos; cuidados com a saúde bucal do bebê e também das grávidas; apoio emocional a mulher e procedimentos essenciais durante a higienização da criança. "Esse momento é único e especial, tanto para a criança, quanto para a mãe. Toda orientação recebida é preciosa e deve ser multiplicada!, disse a gestora.

Dedicação materna

Aos 8 meses de gestação, a mãe de primeira viagem, Rosilene Almeida, 19 anos, revela o desejo de amamentar até o nono mês. "Estou com muita expectativa, já que é meu primeiro filho. Quero muito amamentar até os 9 meses, pra que ele cresça com saúde", confirma.

Mãe de 2 filhos, Solange Silva, 38, após 10 anos engravidou novamente. Dessa vez, nasceu Rebeca, de 3 meses. "Quando nasceu meu primeiro filho tive muitas dificuldades para amamentar por causa das dores, fissuras nos seios, mas não desisti de oferecer o leite. Agora, com a minha filha, tudo é diferente. Ela mama bastante, não aconteceram tantas dificuldades. O importante é saber que o melhor eu dei aos dois", afirma.


Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/