Prefeitura de Cairu promove segundo Fórum de Turismo de Morro de São Paulo

Link:
Por: Lk-Comunicação
18/10/2018 - 16:01:22

O encontro discute sustentabilidade e a geração de empregos no setor

Fortaleza de Morro de São Paulo, onde acontecem as palestras do evento (Foto: Elton Andrade/Divulgação)

Refletir questões ligadas à sustentabilidade e à geração de emprego na indústria do turismo é o foco da segunda edição do Fórum de Turismo de Morro de São Paulo. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Cairu, o evento acontece nesta quinta (18) e sexta-feira (19) em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia. A programação conta com palestras no Auditório da Fortaleza de Morro de São Paulo, além de apresentações culturais locais e shows musicais.

O evento reúne especialistas de diversas áreas, como turismo, marketing, biologia e engenharia, além de representante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar da Bahia. Os palestrantes abordam temáticas que giram em torno de noções chaves para o incremento do setor na região, como inovações no turismo, impacto ambiental e desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

A abertura solene acontece nesta quinta (18), a partir das 19h30 com presença do prefeito de Cairu Fernando Brito e outras autoridades. Para Diana Farias, secretária municipal de Turismo de Cairu, o evento aproxima a população e os profissionais do setor turístico da região de discussões importantes atualmente. “Com esse fórum, temos a oportunidade de refletir sobre questões que certamente ajudarão toda a comunidade a aprimorar as ações, atrair mais e melhores investimentos e atender com ainda mais eficiência os turistas que nos visitam”, afirma.

Programação

Gabriella Otto, é uma das palestrantes do fórum. Ela é diretora da GO Consultoria, especializada em Desenvolvimento de Pessoas, Excelência em serviços, Marketing Digital, RM & Distribuição, Luxo, Turismo e Hotelaria. Integrante do SEBRAE, ela fala sobre inovações tecnológicas no turismo. Quem também aborda questões sobre inovação é Marta Poggi, também integrante do Sebrae. Ela é economista com MBA em Marketing Estratégico e Marketing Turístico, mestre em Ciências da Comunicação e Turismo, pela USP e apresenta o perfil do turista atual.

Dentro da temática ambiental de sustentabilidade, os destaques são as palestras da subtenente da COPPA Gracina Silva Farias, graduada em Engenharia Ambiental. Ela fala sobre cuidados com os resíduos produzidos pelo turismo. No viés empreendedor, quem estará é a equipe da Ciclus Engenharia Sustentável. O grupo fala sobre a experiência da startup de Engenharia Sustentável, que atua no Baixo Sul baiano.

A segunda edição do Fórum de Turismo termina com uma roda de capoeira na área externa da fortaleza a partir das 17h. À noite, a banda Esquema de SSA realiza um show na Praça Aureliano Lima a partir das 20h.

SERVIÇO

II Fórum de Turismo de Morro de São Paulo

Tema: Sustentabilidade: A geração de emprego na indústria do turismo

Quinta e sexta-feira (18 e 19 de outubro)

PROGRAMAÇÃO

DIA 18/10 (QUINTA-FEIRA)

Local: Portaló

14h às 16h: Reunião da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Dendê

16h às 17h: Visita guiada à fortaleza do Morro de São Paulo

Local: Praça

às 18h30: Apresentação com Grupo Cultural de Samba de Roda da Gamboa.

Local: Fortaleza do Morro

18h30 às 19h30: Credenciamento para participação do II Fórum de Turismo

19h30 às 20h: Abertura solene do II Fórum de Turismo, com a presença do prefeito de Cairu Fernando Brito

20h: Coquetel

DIA 19/10 (SEXTA FEIRA)

Local: Auditório da Fortaleza

08h às 09h: Credenciamento

09h às 09h50: Tema: Inovações Tecnológicas no Turismo – Palestrante SEBRAE Gabriella Otto, Palestrante e Diretora da GO Consultoria, especializada em Desenvolvimento de Pessoas, Excelência em serviços, Marketing Digital, RM & Distribuição, Luxo, Turismo e Hotelaria.

10h às 10h50: Tema: Viajar sem impactar o meio ambiente: cuidados com os resíduos produzidos pelo turismo – Palestrante da COPPA (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental) Gracina Silva Farias, Graduada em Engenharia Ambiental, subtenente da COPPA

11h às 11h50: Tema: Turismo de Observação de Baleias, conservação e desenvolvimento socioeconômico – Palestrante Sérgio Cipolotti, Biólogo, Mestre em Ecologia e Coordenador Operacional do Projeto Baleia Jubarte.

14h às 14h50: Tema: O Turismo e suas diversas possibilidade – Palestrante Senac – Albérico Teixeira Filho, museólogo, pós-graduado em qualificação Docente para o Magistério Superior em Turismo

15h às 16h: Tema: Uma Startup de Engenharia Sustentável no Baixo Sul baiano. Oportunidades e desafios para inserção no mercado local – Ciclus Engenharia Sustentável

Palestrantes:

Bernardo Vitorino dos Santos Neto – Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Juliano Santa Inês de Andrade Marques – Bacharel em Engenharia Elétrica com habilitação em Sistemas de Energia.

Albert de Sousa Araújo – Bacharel em Ciências Exatas e Tecnológicas, Bacharel em Engenharia Civil.

Victor Kelechi Emenekwum – Bacharel em Engenharia Florestal

16h às 16h40: Tema: Tendências e Inovação no Turismo: O turista da atualidade – Palestrante Sebrae Marta Poggi, economista com MBA em Marketing Estratégico e Marketing Turístico, mestre em Ciências da Comunicação e Turismo, pela USP

17h: Agradecimentos e encerramento com roda de capoeira na área externa da fortaleza

Local: Praça Aureliano Lima

20h: Banda Esquema de SSA


Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/