No mês de outubro acontece a Quinta-Feira Rosa Choque

Link:
Por: ASCOM-PREFEITURA DE PORTO SEGURO
09/10/2019 - 11:51:17

Visando o cuidado preventivo e integral direcionado ao mês de mobilização no combate ao câncer de mama e colo de útero, durante o mês de outubro, período que acontece a 7ª edição do Porto Seguro Rosa, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido relevante ação denominada Quinta-Feira Rosa Choque, a fim de promover o bem estar e a comodidade das pacientes do SUS.

Objetivo

A estratégia favorece a abrangência ao acesso das mulheres que estão inseridas no mercado de trabalho aos serviços ofertados nas unidades de saúde, em horários noturnos, com a proposta de intensificar os exames de rotina para a prevenção de doenças e promoção a saúde.

"Por entender que muitas mulheres estão em expediente de trabalho durante essa importante ação intensificada do rastreamento, oportunizamos o Quinta-feira Rosa Choque em unidades estratégicas e em horário diferenciado para que elas também possam fazer o exame", pontuou a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira, agradecendo ao governador Rui Costa por mais essa grande parceria em prol da saúde das mulheres.

Unidades com expediente especial

As atividades, integradas a uma vasta programação distribuídas nas unidades de saúde da Praça do Coelho, Heraldo Lima, Arraial Bairro e Trancoso, conta com funcionamento alternativo, das 17h às 21h, nas quintas-feiras, com calendário programado nos dias 3, 10, 17, 24 e 31/10.

Múltiplos serviços

As mulheres de 25 a 65 anos contarão com equipe multidisciplinar, tendo a oportunidade de receber atendimento ginecológico, odontológico, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) preventivo e planejamento familiar por meio da inserção do contraceptivo DIU (Dispositivo Intra Uterino) com maior divulgação sobre os benefícios do mesmo, em consequência da diminuição do uso prolongado de hormônio oncogênico.

Para diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol, a Quinta-Feira Rosa Choque surgiu do esforço empenhado da gestão municipal em viabilizar a ampliação do cuidado integral, levando em conta as necessidades das mulheres. "Diante da realidade de termos um número expressivo de mulheres no mercado de trabalho, entendemos as dificuldades que elas têm em ir à unidade de saúde no expediente normal, por isso, estamos disponibilizando horários alternativos, durante o mês de outubro, que viabilizem o aumento da procura do público feminino de forma a contribuir para expansão da prevenção à saúde, com atendimentos diversificados dos serviços", enfatiza.


Comentários
Seja o 1° a comentar!

Nome:



Repita o código acima:


Comentário:

Máximo de caracteres permitidos 500/