Neste sábado (10), Dia D da vacinação contra a gripe, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, publicou um artigo no jornal A Tarde com um apelo direto à população: vacinar é um ato de amor. Aproveitando a proximidade com o Dia das Mães, a secretária convoca as famílias a cuidarem umas das outras por meio da proteção coletiva.
No texto, Roberta destaca os avanços da Bahia na recuperação da confiança nas vacinas e na redução dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), que caíram quase 40% no estado. Ela alerta, no entanto, para o risco de aumento desses casos em outras regiões do país e reforça que a vacinação continua sendo a melhor estratégia de prevenção.
A secretária também exalta o Programa Vacina Bahia, que, desde o início do governo Jerônimo Rodrigues, investe na reestruturação da cadeia de vacinação, com a aquisição de veículos e equipamentos, capacitação de equipes e ampliação das ações de imunização em escolas, feiras, shoppings e unidades móveis.
“Vacinar é um direito. É um dever. Mas, acima de tudo, é um gesto de amor”, afirma Roberta. Para ela, a imunização simboliza a força do SUS e a união entre os governos federal, estadual e municipal no compromisso com a vida. Todos os municípios baianos aderiram ao Dia D.