
As famílias atendidas no Ceame – Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado – tiveram um sábado especial, dia 10/ 05, quando foram contempladas pelo projeto de extensão da Faculdade UNIASSELVI. Coordenada por Amauri, e outros alunos dos cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional, a ação proporcionou às famílias momentos especiais de cuidado e carinho, por meio do projeto “Cuidando de Quem Cuida: Bem-estar e Beleza para as Famílias Atípicas”.
Os cuidados envolveram trabalhos de beleza, educação e saúde, como cabeleireira, manicure, podóloga, esteticista, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogos e musicista.
Conforme pontuou a diretora do Ceame, Paula Campos, foi um momento marcante e acolhedor, especialmente para famílias que enfrentam os desafios do cuidado com filhos atípicos. “São desafios que muitas vezes geram estresse, sentimentos de isolamento e pouco tempo para o cuidado pessoal. Essa iniciativa ofereceu um espaço de escuta, relaxamento e valorização, promovendo o bem-estar físico e emocional dos participantes”, salientou.
Segundo ela, o Ceame está aberto a essa e demais parcerias com a comunidade. De acordo com a coordenadora Vera Liu, além dos serviços ofertados às famílias, o evento oportunizou aos estagiários vivências práticas com alunos e famílias atípicas. “As famílias foram recebidas com um café da manhã proporcionado pelos alunos da faculdade e finalizou com um almoço oferecido pela prefeitura através da Secretaria de Educação”, enfatizou.
Para Vanusa, mãe de Valentina, recém-matriculada no CEAME, foi uma oportunidade de vivenciar uma experiência inédita. “Me senti em um SPA. Estou muito feliz e agradecida por tudo”. E esse foi o propósito do evento: fortalecer o sentimento de comunidade, pertencimento em momentos assim, emocionante, cheio de afeto e cuidado!”, resumiu Verá Liu.