
A recém-construída quadra de esportes do Colégio Municipal Álvaro Henrique, no Baianão, ficou completamente lotada por estudantes dos quatro cantos da cidade, que na manhã de 26/09, vibraram com a abertura dos Jogos Estudantis de Porto Seguro. Resultado de um esforço conjunto das secretarias de Educação, Esportes, Saúde, Assistência Social e Superintendência da Juventude, a abertura dos jogos reuniu cerca de 2 mil alunos, que não pouparam vozes e aplausos durante o evento.

De acordo com o secretário de Educação, Luiz Leal, a expectativa é de envolver cerca de 4 mil atletas e um total de 10 mil estudantes participando das disputas, em nove modalidades. “Com os jogos nós fortalecemos a escola e a permanência dos alunos criando um atrativo importante, que valoriza o esporte, a cultura, o lazer e a educação como um todo, através de um intercâmbio onde nossos alunos têm a oportunidade de conhecer novos espaços e novas pessoas”, avalia.





Se depender do secretário de Esportes, Hélio de Paula, os Jogos Estudantis vão continuar nos próximos anos, “evitando que muitas vezes, por falta de oportunidades, os jovens sejam desviados dos caminhos promissores da educação”. Ele e os demais secretários fizeram questão de ressaltar o empenho do superintendente Pedrinho e a disposição do prefeito Jânio Natal em investir e apostar na iniciativa. Durante a abertura, foram apresentadas as delegações de várias escolas, a equipe de árbitros, além da exibição dos grupos BPS Star e do coral 9º da Esperança.





O vice-prefeito, Paulo Onishi também deu o seu aval para a continuidade dos jogos. “Também sou um esportista e acredito plenamente que a educação, junto com o esporte se tornam as maiores ferramentas para o sucesso dos nossos jovens, trabalhando a integração, o caráter e o espírito de equipe”. Ele lembrou ainda a visão do prefeito Jânio Natal, de investir hoje no futuro de conquistas para a juventude. E declarou abertos oficialmente os Jogos Estudantis de Porto Seguro.





