
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) anunciou que encerrará, no próximo dia 31 de outubro de 2025, sua atuação à frente do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, após uma década de gestão. A administração será devolvida ao Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde.
A decisão ocorreu de forma conciliatória, diante da inviabilidade de ajustes operacionais solicitados pelo IGH para garantir a qualidade do atendimento, a eficiência administrativa e o cumprimento das cláusulas contratuais. Segundo a instituição, a demanda crescente — com o hospital chegando a operar mais de 170 leitos, embora apenas 152 sejam pactuados — comprometeu a continuidade da parceria sem as adequações necessárias.
Em reunião com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, o superintendente do IGH, Dr. Joel Sobral, destacou que a organização cumpriu sua missão, mas reconheceu o momento de encerrar o ciclo. Nesta segunda-feira (29), médicos e funcionários foram oficialmente comunicados sobre a rescisão.
O IGH agradeceu o empenho dos profissionais e reafirmou seu compromisso com a saúde pública, destacando a manutenção do padrão de acolhimento e humanização em todas as unidades sob sua gestão. A entidade também reforçou sua disposição em colaborar com o fortalecimento do SUS e com o Governo da Bahia em futuras parcerias.