
Com o objetivo de aprimorar as estratégias de acolhimento a imigrantes venezuelanos, representantes da Prefeitura de Porto Seguro estiveram, entre os dias 27 e 31 de outubro, nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. A visita técnica, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, teve como propósito conhecer de perto o trabalho humanitário realizado na região e iniciar o planejamento das ações que serão implementadas no município.





Porto Seguro foi representado pelo secretário de Assistência Social, Washington Borges, pelo coordenador da Abordagem Social, Tharsis Melo, e pelo coordenador da Operação Acolhida, Luan Ferreira. Durante a visita, a equipe acompanhou a rotina dos abrigos e centros de acolhimento que recebem diariamente mais de duas mil pessoas vindas da Venezuela, observando todas as etapas do processo, desde a recepção e triagem até o encaminhamento das famílias para outras regiões do país.





O município está entre as cidades escolhidas pelo Governo Federal para receber imigrantes venezuelanos nos anos de 2025 e 2026, como parte da Operação Acolhida, ação humanitária que conta com o apoio de estados, municípios e instituições parceiras.





“Nossa ida a Roraima teve como propósito assegurar que todo o processo seja conduzido com cuidado e responsabilidade. Queremos oferecer acolhimento digno e condições para que essas famílias possam reconstruir suas vidas, sem causar nenhum impacto negativo à comunidade local”, destacou o secretário.

















