
O dia 1º de dezembro, marcado pelo Dia Internacional da Luta contra a AIDS, foi celebrado em Porto Seguro com ações de conscientização, prevenção e incentivo ao diagnóstico. Como parte da mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE Ed Aquino, realizou uma caminhada com distribuição de insumos de prevenção no comércio da Avenida 22 de Abril e em parte da Avenida Getúlio Vargas, convidando a população a realizar o teste rápido regularmente.





A data simboliza a luta contra o HIV, o combate ao preconceito e a importância do acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento. Com os avanços da medicina e o uso da Terapia Antirretroviral (TARV), pessoas vivendo com HIV podem ter qualidade de vida e, ao atingirem carga viral indetectável, deixam de transmitir o vírus, conceito conhecido como Indetectável = Intransmissível (I=I).





“Conscientizar, acolher e informar salvam vidas. Respeito, cuidado e prevenção: essa luta é de todos nós”, destacou Ingrid Levin, coordenadora de Saúde do SAE Ed Aquino e CTA.
Além da testagem, a prevenção inclui estratégias como o uso de preservativos, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), disponíveis na rede pública de saúde. A mobilização reforça que a luta contra a AIDS é coletiva e passa pela informação, empatia, respeito e cuidado com a vida.


















