
Na Bahia, fim de ano também é sinônimo de fé. Milhares de pessoas visitaram a Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, nesta última sexta-feira de 2025 (26), para agradecer as bênçãos recebidas no ano que se encerra. Mais de 10 missas foram celebradas durante todo o dia, marcando a Sexta-feira da Gratidão, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Visitantes marcaram presença, destacando a força do turismo religioso baiano.
Segundo o padre Edson Menezes, reitor e capelão da Basílica do Senhor do Bonfim, o costume de subir a Colina Sagrada na primeira e na última sexta-feira de cada ano é uma tradição antiga do povo baiano, que veio crescendo. “Há pelo menos 15 anos, montamos a estrutura fora da igreja para as missas campais. Contamos com o apoio da Setur-BA, pois este é um momento importante para a Bahia e atrai muitos turistas”, disse.
“Quero agradecer por tudo de bom que aconteceu na minha família e na Bahia este ano, especialmente pelo bom momento do turismo. Somos líderes do turismo nacional e recebemos mais da metade dos estrangeiros que procuram a região Nordeste. Em 2026, continuaremos a trabalhar para expandir as atividades do setor, gerando mais empregos e renda para o nosso povo”, destacou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues em uma das missas.
A Sexta-feira da Gratidão também é tradição para a catarinense Angélica Duarte, 30 anos. “É a quarta vez que venho aqui numa última sexta-feira do ano para agradecer tudo o que conquistei. A energia desse lugar é única, não se compara à de nenhum outro. Já participei da Lavagem do Bonfim também e achei lindo”, contou a engenheira.

















