Os pequenos agricultores da reserva indígena de Meio da Mata foram contemplados com mais uma compra do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), através do qual a prefeitura adquire produtos da agricultura familiar e repassa a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A compra é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e repassada a entidades comunitárias cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social.





De acordo com o secretário de Agricultura, Clériston Portela, durante essa compra realizada na aldeia de Meio da Mata, dia 20/01, foram adquiridas cerca de 5 toneladas de frutas, legumes e verduras produzidos pelos pequenos agricultores indígenas. Segundo ele, com mais essa compra, a Prefeitura já adquiriu um total de 25 toneladas de alimentos, “o que representa um grande incentivo para os pequenos produtores locais, que investem no plantio com a certeza de ter para quem vender seus produtos”.

O coordenador do PAA na Secretaria de Agricultura, Jairo Teixeira, lembra que antes da realização dessas compras foram realizadas diversas reuniões, além de visitas a quase 100 agricultores em todo o município, incluindo os indígenas. “Com essa compra, conseguimos atingir quase 70 pequenos agricultores, entre indígenas e produtores aqui da região”, enfatiza. 500 agricultores e 40 instituições estão cadastrados no programa, que beneficia um total de cerca de 15 mil pessoas no município.





Jairo Teixeira informa ainda que os interessados em participar do PAA devem procurar a Secretaria de Agricultura, onde uma das exigências é o cadastro junto ao CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Outro requisito é que o próprio agricultor seja o responsável pelo plantio e colheita de um dos 23 itens previstos no convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social. “A importância desse programa não só fomentar a renda para o homem do campo, mas também distribuir alimento de qualidade na mesa de quem mais precisa”, resume.

















