Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira, 21.02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis, a 648 km de Salvador. Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais de Eunápolis, e outros municípios circunvizinhos, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.
Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.
Durante o evento, também foi apresentado o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio com SENAI, Sebrae, dentre outros. O programa é focado no atendimento às micro, pequenas e médias empresas e pode ser acessado no site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.
O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.
Além do encontro com empresários, realizado no Hotel Porto Nápolis, o presidente da FIEB também participa de visitas a empresas da região e de encontros com lideranças políticas.
O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso”, acrescenta o presidente da FIEB.
REUNIÃO DO COMEX
A programação na região também incluiu a realização do primeiro encontro do ano do Conselho de Comércio Exterior da FIEB (Comex), que reuniu os seus integrantes em uma visita à empresa Veracel, em Eunápolis, a 648 km de Salvador, no dia 21 de fevereiro.
Na pauta, o plano de logística da Veracel na região em parceria com o governo do estado, a apresentação do PAC, PPP e PPI sobre investimentos na Bahia, os investimentos em infraestrutura para o sul da Bahia, o status da instalação da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus e a revitalização do Porto de Ilhéus.
O diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, vice-presidente do Comex, foi anfitrião desse encontro, que teve ainda a participação do presidente do Comex, Wilson Andrade, e do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.
ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.
Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.
O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024. A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.
SESI E SENAI
Presentes em Eunápolis e com atendimento em toda a região, as unidades do SESI e do SENAI Bahia têm uma atuação voltada para as empresas e trabalhadores da indústria. O SENAI atua principalmente com a oferta de Cursos de Aprendizagem Industrial Básico para as empresas da região, além de cursos sob demanda.
É o caso da Veracel, com a qual o SENAI tem parceria para oferta de cursos de qualificação dos trabalhadores da empresa na área de celulose ou a Naturaves, para a qual ministra curso de Eletromecânica, além da mineradora Columbia.
Já o SESI tem um trabalho voltado para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2023, em Eunápolis e municípios vizinhos, o SESI prestou serviços a 54 empresas, totalizando 3.756 trabalhadores atendidos ao longo de 2023.
NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB/SEBRAE
O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas fora do eixo da capital. Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno portes.
Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Dentre os serviços ofertados pelo núcleo: a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.
Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023. Foram 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.
A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.
No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.
Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.
TEIXEIRA DE FREITAS
Nesta sexta-feira, dia 23.2, a programação será em Teixeira de Freitas, onde, além de uma Agenda da Indústria FIEB com empresários locais, será inaugurada a Unidade Integrada Max Feffer, a 12º do Sistema FIEB
SOBRE O SISTEMA FIEB
Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica. A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.
Acompanhe o Sistema FIEB nas Redes Sociais: @sistema_fieb
fotos: Urbino Brito/Coperphoto/Sistema FIEB