Agenda da Indústria em Eunápolis reuniu 70 empresários da região

Por Marcelo oXarope
21/02/2024

Publicado em -

oXarope1220224noiticia1-1

Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira, 21.02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis, a 648 km de Salvador.  Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais de Eunápolis, e outros municípios circunvizinhos, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.

Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.

Durante o evento, também foi apresentado o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio com SENAI, Sebrae, dentre outros. O programa é focado no atendimento às micro, pequenas e médias empresas e pode ser acessado no site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.

Além do encontro com empresários, realizado no Hotel Porto Nápolis, o presidente da FIEB também participa de visitas a empresas da região e de encontros com lideranças políticas.
O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso”, acrescenta o presidente da FIEB.

REUNIÃO DO COMEX


A programação na região também incluiu a realização do primeiro encontro do ano do Conselho de Comércio Exterior da FIEB (Comex), que reuniu os seus integrantes em uma visita à empresa Veracel, em Eunápolis, a 648 km de Salvador, no dia 21 de fevereiro.
Na pauta, o plano de logística da Veracel na região em parceria com o governo do estado, a apresentação do PAC, PPP e PPI sobre investimentos na Bahia, os investimentos em infraestrutura para o sul da Bahia,  o status da instalação da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus e a revitalização do Porto de Ilhéus.
O diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, vice-presidente do Comex, foi anfitrião desse encontro, que teve ainda a participação do presidente do Comex, Wilson Andrade, e do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.  

O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SESI E SENAI
Presentes em Eunápolis e com atendimento em toda a região, as unidades do SESI e do SENAI Bahia têm uma atuação voltada para as empresas e trabalhadores da indústria. O SENAI atua principalmente com a oferta de Cursos de Aprendizagem Industrial Básico para as empresas da região, além de cursos sob demanda.


É o caso da Veracel, com a qual o SENAI tem parceria para oferta de cursos de qualificação dos trabalhadores da empresa na área de celulose ou a Naturaves, para a qual ministra curso de Eletromecânica, além da mineradora Columbia.  
Já o SESI tem um trabalho voltado para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2023, em Eunápolis e municípios vizinhos, o SESI prestou serviços a 54 empresas, totalizando 3.756 trabalhadores atendidos ao longo de 2023.

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB/SEBRAE

O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas fora do eixo da capital. Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno portes.
Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Dentre os serviços ofertados pelo núcleo: a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.
Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023. Foram 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.


A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.
No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.


Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

TEIXEIRA DE FREITAS


Nesta sexta-feira, dia 23.2, a programação será em Teixeira de Freitas, onde, além de uma Agenda da Indústria FIEB com empresários locais, será inaugurada a Unidade Integrada Max Feffer, a 12º do Sistema FIEB

SOBRE O SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

fotos: Urbino Brito/Coperphoto/Sistema FIEB

1678540344banner-970x90-bello.png

Mais recentes

4º Festival regional de quadrilhas juninas de Itabela vai reunir 18 grupos de 15 cidades

O município de Itabela se prepara para um dos eventos culturais mais aguardados da região: o 4º…

Miris Lisboa, presidente do Mobiliza33, realiza encontro estratégico com pré-candidatos (as) a vereador (a) em Eunápolis

O presidente municipal do partido Mobiliza33, Miris Lisboa, realizou nesta terça-feira, 21, uma reunião com os(as) pré-candidatos(as)…

Veracel abre vaga para Analista de Negócios de TI Sênior

A Veracel Celulose acaba de abrir uma oportunidade para a vaga de Analista de Negócios de TI…

Prefeitura de Itabela inicia mamografias de rastreamento em unidade móvel

A Prefeitura de Itabela, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, anunciou…

Voo de Paris para Salvador facilita captação de eventos internacionais para a Bahia

“Não é apenas mais um voo internacional, é a ligação da Bahia com o mundo”. A declaração…

Agenda da Indústria em Eunápolis reuniu 70 empresários da região

Por Marcelo oXarope
21/02/2024 - 23h17 - Atualizado 28 de fevereiro de 2024

Publicado em -

oXarope1220224noiticia1-1

Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira, 21.02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis, a 648 km de Salvador.  Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais de Eunápolis, e outros municípios circunvizinhos, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.

Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.

Durante o evento, também foi apresentado o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio com SENAI, Sebrae, dentre outros. O programa é focado no atendimento às micro, pequenas e médias empresas e pode ser acessado no site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.

Além do encontro com empresários, realizado no Hotel Porto Nápolis, o presidente da FIEB também participa de visitas a empresas da região e de encontros com lideranças políticas.
O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso”, acrescenta o presidente da FIEB.

REUNIÃO DO COMEX


A programação na região também incluiu a realização do primeiro encontro do ano do Conselho de Comércio Exterior da FIEB (Comex), que reuniu os seus integrantes em uma visita à empresa Veracel, em Eunápolis, a 648 km de Salvador, no dia 21 de fevereiro.
Na pauta, o plano de logística da Veracel na região em parceria com o governo do estado, a apresentação do PAC, PPP e PPI sobre investimentos na Bahia, os investimentos em infraestrutura para o sul da Bahia,  o status da instalação da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus e a revitalização do Porto de Ilhéus.
O diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, vice-presidente do Comex, foi anfitrião desse encontro, que teve ainda a participação do presidente do Comex, Wilson Andrade, e do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas.  

O Programa de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SESI E SENAI
Presentes em Eunápolis e com atendimento em toda a região, as unidades do SESI e do SENAI Bahia têm uma atuação voltada para as empresas e trabalhadores da indústria. O SENAI atua principalmente com a oferta de Cursos de Aprendizagem Industrial Básico para as empresas da região, além de cursos sob demanda.


É o caso da Veracel, com a qual o SENAI tem parceria para oferta de cursos de qualificação dos trabalhadores da empresa na área de celulose ou a Naturaves, para a qual ministra curso de Eletromecânica, além da mineradora Columbia.  
Já o SESI tem um trabalho voltado para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2023, em Eunápolis e municípios vizinhos, o SESI prestou serviços a 54 empresas, totalizando 3.756 trabalhadores atendidos ao longo de 2023.

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB/SEBRAE

O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas fora do eixo da capital. Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno portes.
Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Dentre os serviços ofertados pelo núcleo: a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito.
Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023. Foram 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.


A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.
No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.


Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

TEIXEIRA DE FREITAS


Nesta sexta-feira, dia 23.2, a programação será em Teixeira de Freitas, onde, além de uma Agenda da Indústria FIEB com empresários locais, será inaugurada a Unidade Integrada Max Feffer, a 12º do Sistema FIEB

SOBRE O SISTEMA FIEB

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

fotos: Urbino Brito/Coperphoto/Sistema FIEB

1

Mais recentes

4º Festival regional de quadrilhas juninas de Itabela vai reunir 18 grupos de 15 cidades

O município de Itabela se prepara para um dos eventos culturais mais aguardados da região: o 4º Festival Regional de Quadrilhas Juninas. A edição deste…

Miris Lisboa, presidente do Mobiliza33, realiza encontro estratégico com pré-candidatos (as) a vereador (a) em Eunápolis

O presidente municipal do partido Mobiliza33, Miris Lisboa, realizou nesta terça-feira, 21, uma reunião com os(as) pré-candidatos(as) a vereador(a) para alinhamento das estratégias visando a…

Veracel abre vaga para Analista de Negócios de TI Sênior

A Veracel Celulose acaba de abrir uma oportunidade para a vaga de Analista de Negócios de TI Sênior. As inscrições ficam abertas até o dia…

Prefeitura de Itabela inicia mamografias de rastreamento em unidade móvel

A Prefeitura de Itabela, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, anunciou o início das Mamografias de Rastreamento nesta segunda-feira…

Voo de Paris para Salvador facilita captação de eventos internacionais para a Bahia

“Não é apenas mais um voo internacional, é a ligação da Bahia com o mundo”. A declaração do titular da Secretaria de Turismo do Estado…

Melhorias na mobilidade urbana: recapeamento asfáltico do acesso à UPA Frei Calixto

As equipes da Prefeitura de Porto Seguro estão trabalhando no recapeamento asfáltico da Rua Frei Coimbra, no bairro Frei Calixto. Realizando um serviço de qualidade…

Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil

O Governo do Estado autorizou nesta segunda-feira (20), a compra de quatro Veículos Blindados Táticos para as Polícias Militar e Civil. Serão investidos R$ 7…

Governo do Estado entrega vans escolares que vão atender estudantes da zona rural de 54 municípios

Os estudantes da zona rural de 54 municípios baianos serão beneficiados com vans escolares entregues, nesta segunda-feira (20), pelo Governo do Estado. O ato ocorreu…

Veracel fortalece seu apoio para o desenvolvimento da apicultura no Sul da Bahia

Em celebração ao Dia da Abelha e o Dia do Apicultor, ambos comemorados nessa semana, a companhia destaca as novas ações de apoio realizadas junto…

Setur-BA e MTur atuam conjuntamente para fortalecer o turismo baiano

Em passagem por Salvador, na quinta-feira (16), onde participou de um evento jurídico e de encontro com empresários, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou…

Porto Seguro Intensifica Fiscalização de Guias de Turismo: Qualidade e Segurança em Foco

Em uma série de ações realizadas ao longo do mês de maio, a Prefeitura de Porto Seguro, através da sua equipe técnica de Turismo, intensificou…

Projeto de Educação Ambiental em escolas municipais de Porto Seguro sensibiliza cerca de 150 alunos

Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac) implementou um projeto de educação ambiental em diversas escolas da rede municipal, alcançando…

Prefeitura de Porto Seguro e Orinter Promovem Capacitação de Agentes de Turismo

Parceria estratégica da Prefeitura de Porto Seguro firmada com a operadora de turismo Orinter Viagens e Turismo S/A promoveu o destino entre agentes de viagens….

TST vai definir modo como trabalhadores podem rejeitar cobrança a sindicatos

Especialistas afirmam que há ausência de regras em torno do direito de oposição dos empregados ao desconto no salário O Tribunal Superior do Trabalho (TST)…

Bolsa Família chega a 2,4 milhões de famílias na Bahia no mês de maio

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 672,02. Cronograma de pagamentos segue até o dia 31 Em todos os 417 municípios baianos…

Rolar para cima