
Uma grande mobilização reuniu mulheres e homens dos mais diversos segmentos do município, na manhã de 07 de agosto, na Praça ACM, para o lançamento da Campanha Agosto Lilás – pelo fim da violência contra a mulher. O evento, iniciado com a colocação de cruzes no canteiro central da praça, reuniu autoridades como o prefeito Jânio Natal; o vice, Paulo Onishi; a primeira dama e secretária de Assuntos para Mulheres e Bem Estar, Cristiane Chiachio; além de representantes do Executivo e Legislativo, Delegacia da Mulher, OAB, Polícia Federal, Polícia Militar, entre outros.
O 07 de agosto marca ainda os 19 anos de Criação da Lei Maria da Penha, um marco que estabelece mecanismos para proteger mulheres vítimas de violência e responsabilizar os agressores. Na abertura, a delegada chefe da Delegacia Especial de Proteção à Mulher, Rosa Souza, compartilhou com o público a notícia da prisão do culpado pelo assassinato da jovem Reisiele Novais, de 18 anos, moradora da Vila Valdete, que foi ferida pelo ex-namorado e colocada dentro de uma cisterna. Apesar de ter conseguido fugir, a jovem foi recapturada pelo assassino, morta e enterrada no mesmo buraco.
De acordo com Cristiane, a criação da secretaria de Assuntos para Mulheres é um novo desafio, na expectativa de alcançar o maior número possível de mulheres no acesso às políticas públicas disponíveis. “Hoje nós estamos fazendo essa mobilização para que acabe qualquer tipo de violência contra a mulher, isso tem que parar”, alerta. Segundo ela, muitas mulheres ainda estão silenciadas e se calam porque não têm coragem de denunciar. “Por isso a importância dessa ação, para que elas se sintam seguras e saibam que a violência não é normal e que nós estamos aí para ajudá-las. Não se calem, denunciem, liguem 180 ou procurem a secretaria. Vocês não estão sozinhas”, salienta.
O prefeito Jânio Natal destacou a importância de combater todos os tipos de violência contra as mulheres, seja ela, física, sexual, psicológica ou patrimonial. “E não basta apenas fazer a parte de vocês. É fundamental que vocês levem essa conscientização aos outros homens, principalmente aqueles que se acham superiores”. O prefeito alertou ainda para o perigo e a crueldade do feminicídio, “que pode começar com frases agressivas e depois que acontece não tem mais como voltar atrás”. Segundo Jânio, além do respeito, é preciso saber cuidar da mulher. “Tenho muito orgulho de completar 48 anos de casado, com três filhos maravilhosos. Ela e todas as mulheres precisam ser respeitadas, precisam ser tratadas com muito amor e carinho”.