A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou a realização de uma audiência pública que terá como tema o aeroporto de Barreiras, no Estado da Bahia. O pedido é do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, juntamente com o deputado federal Neto Carletto (PP) que apresentou um Requerimento solicitando a participação de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos; da Casa Civil da Presidência da República; da Agência Nacional de Aviação Civil; da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia; das empresas de transporte aéreo; do Vice-Prefeito de Barreiras; da Câmara de Vereadores de Barreiras e do Movimento “Decola Oeste”, organizado pela sociedade civil de Barreiras na reunião.
O aeroporto possui uma infraestrutura que atende a toda uma vasta e próspera região de produção agrícola e de negócios agropecuários. De acordo com o parlamentar, a necessidade de melhorias no local é urgente. “O aeroporto carece de investimentos para a readequação da pista e do pátio de aeronaves, bem como para a construção de novo terminal de passageiros. Sua movimentação em 2023, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, foi de 86 mil passageiros. Estima-se que o aeroporto, se ampliado e melhorado, receberá cerca de 300 mil passageiros por ano”, explica Neto Carletto.
Ainda no documento, o deputado explica que apesar de ter sido contemplado no novo Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, pelo governo federal, com investimentos previstos de 100 milhões de reais, o aeroporto de Barreiras ainda precisa ser objeto de uma séria de providências como o término do projeto de requalificação das áreas de pista, aprovação da Secretaria de Aviação Civil, licitação das obras, início dos trabalhos, elaboração do projeto do novo terminal, além das liberações orçamentárias.
“Para conhecer a fundo esse conjunto de ações e discutir o que pode ser feito para que o aeroporto de Barreiras atinja, o quanto antes, o padrão de excelência esperado por todos, espero que essa audiência seja realizada o quanto antes e, dessa forma, representantes das muitas partes interessadas possam se manifestar sobre o assunto”, pontua Carletto.
Veja o site OXAROPE.COM também no TikTok (oxaropecom), no Instagram (@oxaropecom), no Facebook (oxaropecom), no Twitter (oxaropecom) e no Threads (oxaropecom)
Fonte: Ascom do deputado federal Neto Carletto (PP)