
Secretários, vereadores e educadores, participaram, na manhã de 10/12, no Colégio Municipal de Porto Seguro, da Audiência Pública para apresentação do Relatório Final do Decênio (2010-2025) do PME (Plano Municipal de Educação). De acordo com o coordenador, Epaminondas Castro, “essa audiência é para pensar nossas fragilidades, aprofundar nas propostas e também para sorrir pelos avanços que alcançamos”.





Durante o evento foi aprovado o regimento interno da audiência e apresentadas as 19 metas e estratégias de ação, baseadas na realidade local, envolvendo os diversos setores da educação. “O PME é um documento legal que orienta políticas educacionais do município, estabelecendo metas e estratégicas para garantir acesso, qualidade e equidade no ensino. Após a apresentação, os participantes deram as suas contribuições para a elaboração do novo plano.





O secretário de Educação, Luiz Leal falou da sua satisfação de comemorar as conquistas desse decênio e preparar o próximo. “Com sabedoria, ética e respeito às pessoas envolvidas a gente conseguiu evoluir. Graças a Deus, aos professores e servidores, estamos dando um grande passo à frente”, assinalou. Segundo ele, nesses 10 anos, apagões históricos em administrações anteriores, comprometeram o levantamento de dados, “mas estamos conseguindo fazer história, avaliando os passos dados e planejando os próximos”.





Outro aspecto destacado pelo secretário, foi o amento dos índices de aproveitamento dos alunos da rede municipal em avaliações como o SABE (Sistema de Avaliação Baiana da Educação) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), feita pelo MEC, que refletem no crescimento significativo registrado pelo município junto ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Porto Seguro deu um salto na qualidade da educação. Sem dúvida vamos continuar registrando avanços significativos”, assegurou.


















