Uma iniciativa inédita promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, reuniu moradoras e turistas na noite de 12/02, na Praça da Bandeira. Dando continuidade às ações de combate à violência contra a mulher, foi realizada a Aula de Defesa Pessoal Feminina, trazendo técnicas para ajudar a combater o assédio durante o Carnaval.

Durante as atividades foram formadas duplas, que interagiam entre si, a partir de orientações de um professor faixa preta de jiu jitsu, simulando abordagens que costumam acontecer durante aglomerações, como o Carnaval.

“A ideia é ensinar para as mulheres a como se proteger de situações em que homens tentam tocar, abraçar, beijar as mulheres, sem o devido consentimento”, explica a coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), Andrea Comenale. “Não foi nada difícil, não são movimentos bruscos, são técnicas que não envolvem força e sim conhecimento de como se livrar dessas abordagens indesejadas”.
A ideia agradou em cheio às mulheres que participaram ou apreciaram a ação. “Achei maravilhosa a ideia, deveria continuar ao longo do ano e não apenas no Carnaval”, disse a turista mineira Ana Cristina Ferraz, que observou atentamente os movimentos.

O evento, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Porto Seguro, faz parte das ações do bloco “Não é não”, que vai ganhar as ruas no dia 16/02, a partir das 20 horas, com concentração no Trevo do Cabral e participação do músico Tuca Fernandes.
















