Uma comitiva de autoridades e empresários chineses está em Salvador para celebrar os 50 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a China. Na segunda-feira (20), o grupo visitou a região do Comércio, onde conheceu a estrutura portuária da cidade, com momentos para apreciar a Baía de Todos-os-Santos, e depois esteve no Museu do Mar – Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo.
Na terça-feira (21), a comitiva do país asiático participou do II Fórum Bahia-China, no Hotel Deville, em Itapuã. O evento de cooperação para estudos, projetos e negócios foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), com receptivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Os chineses posaram para fotos com uma baiana típica e ganharam fitinhas do Senhor do Bonfim.
“China e Brasil são dois países que, apesar de estarem tão distantes geograficamente, têm povos interessados em trocar experiências. Gosto muito de Salvador, que abriga um monumento do filósofo Confúcio, representante da cultura chinesa. Pretendo revisitar o Farol da Barra, Pelourinho e Elevador Lacerda”, declarou a cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min.
“Comemoramos meio século de relações amigáveis e comerciais, entre brasileiros e chineses, nossos maiores parceiros em negócios internacionais, que estão adorando a passagem pela Bahia”, completou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, ressaltou o impacto do evento no turismo. “O fórum também se enquadra no segmento do turismo de negócios porque movimenta uma cadeia produtiva, envolvendo vários equipamentos turísticos. Temos apoiado iniciativas como essa da SEI, para que os participantes conheçam um pouco da Bahia e retornem para conhecer muito mais”.
Nesta quarta-feira (22), os chineses visitam o Porto de Aratu, em Candeias, e o Polo Industrial de Camaçari. Em seguida, de volta a Salvador, eles acompanham uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia, no Pelourinho.
Ascom Setur