Nesta quinta-feira, 21, teve início o curso “Programa Jornalista do Futuro”, voltado para jornalistas da região do Extremo Sul da Bahia. O treinamento acontece na sede da UNIASSELVI, em Teixeira de Freitas, como parte de um esforço conjunto para capacitar profissionais da comunicação em novas tecnologias e tendências do mercado.
A abertura do curso contou com a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, e da vice-presidente, Fernanda Gama, que apresentaram o programa do curso. Na oportunidade, foram abordadas questões relacionadas à Legislação e ao Estatuto do Sinjorba, esclarecendo dúvidas dos participantes sobre os direitos e deveres da categoria.
Com uma carga horária de 120 horas, o curso tem a participação de 20 profissionais previamente inscritos e tem previsão de término no dia 7/12. Além disso, aqueles que não conseguiram uma vaga oficial puderam se inscrever como ouvintes, todos terão direito à certificação pela Escola Baiana de Comunicação, organizadora do evento em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio do programa Qualifica Bahia.
A programação pedagógica aborda temas fundamentais para o jornalismo contemporâneo, como a aplicação da Inteligência Artificial e outras inovações tecnológicas na prática profissional, promovendo a atualização dos participantes para os desafios do mercado.
A realização do curso contou com o apoio de parceiros regionais, como a UNIASSELVI, e dos jornalistas Ezequias Alves, Michele Ribeiro e Joãozinho Live, reforçando a importância de iniciativas colaborativas para fortalecer o jornalismo local.
Essa oportunidade de capacitação tem proporcionado novas perspectivas para o setor, valorizando o trabalho dos profissionais e impulsionando o desenvolvimento do jornalismo na região do Extremo Sul da Bahia.
Fotos: Sinjorba