
Ilhéus (BA) — A Faculdade de Ilhéus realizou 5.603 atendimentos gratuitos à população no primeiro semestre de 2025, por meio das clínicas-escola dos cursos de Odontologia, Psicologia e do Núcleo de Prática Jurídica (NUPRAJ), vinculado ao curso de Direito.
As ações fazem parte de programas de extensão universitária e estágio supervisionado, que integram a formação acadêmica à prestação de serviços sociais.
De acordo com a direção da instituição, o levantamento contempla apenas os atendimentos formais registrados pelos três colegiados, não incluindo outras iniciativas realizadas por cursos como Estética e Cosmética, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Faculdade Madre Thaís, também mantida pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus.
Mais de 2.600 atendimentos odontológicos
Nas duas clínicas-escola de Odontologia, foram realizados 2.655 atendimentos durante o semestre. Já o curso de Psicologia promoveu 1.344 atendimentos psicológicos, fortalecendo o suporte à saúde mental na região. Por sua vez, o NUPRAJ contabilizou 1.604 atendimentos jurídicos, entre orientações, acompanhamento de processos e ações judiciais.
Entre esses atendimentos jurídicos:
- 310 ocorreram na sede da faculdade
- 462 no posto de assistência na Justiça Federal
- Foram 292 processos protocolados e 540 processos analisados
Educação e compromisso social
O diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, destacou que as ações refletem o compromisso social da instituição com o desenvolvimento humano e a cidadania. “As práticas de extensão formam não apenas profissionais qualificados, mas também cidadãos comprometidos com a transformação da realidade social”, afirmou.
Retorno em agosto
Com o recesso acadêmico em andamento, os atendimentos nas clínicas-escola e no NUPRAJ estão temporariamente suspensos. As atividades serão retomadas no dia 7 de agosto, com o início do segundo semestre letivo.