
O governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, sentaram à mesa nesta quarta-feira (27) para discutir a gestão na capital. O encontro, realizado no gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia, teve tom amistoso. O prefeito agradeceu a receptividade do governador e sua equipe. Jerônimo estava acompanhado dos principais secretários e se disponibilizou com o tempo que fosse necessário para discutir todos os temas. A reunião durou 6h30 começou às 15hs e se estendeu até 21h30.
O encontro foi conduzido pelo governador que apresentou as demandas prioritárias do Estado na Capital. Entre elas, o atendimento pela prefeitura dos cerca de 61 mil alunos da educação infantil de Salvador, que deveriam estar na rede municipal, mas hoje são atendidos pela rede estadual. Jerônimo sinalizou que quer construir uma solução em parceria, reforçando que a educação básica impacta diretamente nos resultados do ensino médio.
Na área da segurança, foi acordada a integração dos sistemas de monitoramento, com compartilhamento de câmeras da prefeitura para o sistema de reconhecimento facial do Estado. Em saúde, Jerônimo defendeu ações conjuntas para reforçar a atenção básica e desafogar a rede estadual, com possibilidade de construção de unidades básicas de saúde e apoio para que Salvador faça uma maternidade.
Ao final, a equipe de governo apresentou à equipe da prefeitura o andamento das obras do VLT do Subúrbio, que já tem trechos com 30% de execução, o projeto do tramo IV do metrô, que ligará a Lapa ao Campo Grande e o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. O prefeito Bruno Reis elogiou a postura do governador e se mostrou aberto às parcerias. O tom cordial, raro na polarização política atual, reforçou a postura de Jerônimo de valorizar o diálogo e a cooperação entre o Estado e as prefeituras baianas.