
O evento será realizado no espaço cultural da Aldeia Barra Velha, que é considerada a aldeia mãe do povo Pataxó, distante 6 km do vilarejo de Caraíva, município de Porto Seguro. A atividade conta com a produção do NUPOMAR – Núcelo de Pesquisa Mídias e Arte e o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), através da lei Paulo Gustavo, além de outros apoiadores a exemplo da Superintendência de Assuntos Indígenas do Município de Porto Seguro e MUPOÍBA Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia.
A programação conta com atrações musicais a exemplo do grupo Marujos Pataxó, Família Aldeia e o raper Mc Akuã, além de apresentações de filmes produzidos por cineastas Pataxó, palestras e oficinas sobre cinema e comunicação.

Um dos momentos mais aguardados do evento é o lançamento do filme (longa metragem) Naô Xohã (Espírito Guerreiro), uma produção do NUPOMAR com direção dos cineastas Ramon Rafael e Xohãhi Pataxó.
Utilizado de linguagem documental e ficcional, Naô Xohã aborda a espiritualidade, a territorialidade, a cultura do povo Pataxó e sua luta pela demarcação dos seus territórios ancestrais, além de refletir sobre os desafios enfrentados por lideranças e comunicadores indígenas em sua resistência.

O filme teve cenas gravadas em diversas aldeias do povo Pataxó, dentre elas; Barra Velha, Pé do Monte, Juerana, Xandó, Pará, Pataxí, Jaqueira e Coroa Vermelha. Com cenas também gravadas na Alemanha e na França, o filme conecta o local ao global.
A obra é um marco para a produção audiovisual regional, trazendo visibilidade para a luta e a cultura do povo Pataxó no extremo sul da Bahia, valorizando a criação coletiva a partir das vozes e olhares indígenas.

O filme é resultado de um processo de formação em produção audiovisual realizado por meio de oficinas na aldeia Barra Velha, envolvendo jovens comunicadores indígenas. A metodologia da educomunicação foi o eixo central dessa experiência, unindo prática, aprendizado coletivo e fortalecimento da autonomia criativa dos participantes, visando o fomento do cinema indígena regional e a formação de cineastas e comunicadores Pataxó.
Se você é indígena Pataxó ou apoiado e quer participar do evento, preencha o formulário com as informações solicitadas, para que possamos viabilizar o transporte dos participantes:


















