Matheus Carvalho e Darino Sena lançam documentário sobre o gol mais marcante da história do futebol baiano
Dois dos melhores jornalistas esportivos da Bahia – Matheus Carvalho e Darino Sena – se uniram para contar uma das histórias mais emocionantes do futebol baiano no documentário “O Eterno Gol de Raudinei – A história de um BAVI com sobrenome”. O documentário escrito e dirigido por Matheus Carvalho conta a história do mais longo campeonato baiano de todos os tempos, da decisão mais comentada, do gol mais marcante, do clássico de maior público da história da Fonte Nova e pode ser assistido https://youtu.be/b1tqrQ1FAco?si=uJY7ibg3Mwixq2ow.
Mas quem é Raudinei – Para o torcedor desse Bahia tão plural, RAUDINEI é o mais singular dentre todos os substantivos masculinos conhecidos. Nome raro, é verdade, entretanto mais comum em nosso estado do que em qualquer outro lugar do Brasil. Na mitologia baiana, é o herói que surge quando o destino trágico parece inevitável. Virou sinônimo de esperança.
Os que têm mais de 40 anos associam o nome a uma inesquecível tarde de domingo. A uma daquelas situações que ficam marcadas para sempre. Memórias recheadas de minúcias. Esses tricolores sabem onde estavam, com quem estavam, como viram a cena, qual foi a reação.
Para os mais jovens, Raudinei é uma lenda. O personagem de um feito histórico que vai muito além dos acontecimentos de 7 de agosto de 1994. Nem todos ligam o rosto à pessoa, mas qualquer um associa o autor à proeza. Trinta anos depois, Raudinei é argumento usado para afugentar o pessimismo e é o ânimo que brota quando tudo parece perdido.
A façanha protagonizada por ele ocorreu em um jogo de futebol, mas ultrapassou os limites do esporte. Vidas seguiram novos rumos a partir dos acontecimentos daquela tarde, decisões importantes foram tomadas, traumas nasceram, a mística da reviravolta improvável ganhou força, bebês ganharam uma identidade antes de serem gerados. Raudinei é tudo isso porque é o protagonista de um instante mágico, com elementos típicos de um momento grandioso.
Era o Bahia contra o Vitória.
Era final de campeonato.
Era o maior público da história do clássico.
Era o último minuto.
Um jogo que tem nome e sobrenome.
O BAVI DE RAUDINEI.
O PERSONAGEM – O atacante Raudinei Anversa Freire tem 58 anos e não aparece em nenhuma galeria de ídolos do panteão do futebol brasileiro. Embora tenha jogado na Europa e disputado a prestigiada Champions League, foi um atacante de pouco destaque na carreira e é desconhecido pelo grande público. Um gol, no entanto, o alçou à condição de herói num clube de grande expressão no país. Um gol em meio aos mais de 10 mil marcados pelo Bahia ao longo de seus 93 anos de história. Um gol eterno.
O DOCUMENTÁRIO – A história desse gol, do seu autor e da relação da torcida do Bahia com a façanha é o tema do primeiro episódio da série “Esquadrão de Histórias”. O documentário com 35 minutos de duração é composto por três narrativas que se entrelaçam:
1 – “Um Heroi na Multidão” – Raudinei nas arquibancadas da Fonte Nova assistindo a um jogo do Bahia, anônimo no meio da torcida.
2 – “Um Time de Xarás” – Pesquisa no site do IBGE mostra que o nome “Raudinei” era uma raridade. Entre 1970 e 1980, só 20 crianças nascidas no Brasil foram batizadas com esse nome.
Entre 1990 e 2000, o número de novos Raudineis aumentou em quase dez vezes, passando para 194. Detalhe: a maioria esmagadora nasceu na Bahia! No filme, é conhecido um dos FILHOS DO GOL! Um Raudinei nascido após 1994, que foi assim batizado por causa do gol histórico do atacante.
3 – “Eterno Gol de Raudinei” – Um mergulho na história daquele jogo. A carreira de Raudinei, os detalhes relacionados ao ano de 1994 e àquele Campeonato Baiano, os personagens da partida épica da Fonte Nova, o depoimento de jornalistas esportivos, as imagens de arquivo, fotografias, páginas de jornal, acervo pessoal de Raudinei, os troféus, vídeos e objetos do Museu do Bahia.
TIME DE CRAQUES- O documentário conta com a participação de um elenco de peso:
Uéslei – companheiro de Raudinei naquele time e considerado um dos melhores jogadores do Bahia em todos os tempos.
Chico Queiroz – Radialista. Uma das vozes que narraram o jogo.
Marcelo Ramos – Centroavante titular e um dos craques daquela geração. Raudinei era reserva dele. Hoje trabalha como comentarista na TV do Bahia.
Jean – goleiro do Bahia em 1994. A jogada do gol histórico começa com ele. É ídolo tricolor também.
Flávio Novaes – Jornalista esportivo nos anos 90
José Pacheco Filho – Jornalista esportivo nos anos 90
Elizeu Godoy – ex-jogador do Bahia e ex-apresentador de TV.
Raudinei – ex-atacante do Bahia e herói do maior BAVI da história.
Darino Sena – Influenciador digital que fala do Bahia no YouTube e Instagram
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Matheus Carvalho
Direção de Fotografia – Julio Cesar Almeida
Produção – Hugo Santana
Edição – Igor Soares
O CANAL DARINO SENA NO YOUTUBE
Com menos de dois anos no ar, o Canal Darino Sena é um fenômeno de popularidade entre os torcedores do Bahia. Formado por jornalistas profissionais e voltado pra a cobertura do clube, já são mais de 13 milhões de visualizações.
PÓS-JOGO CAMPEÃO! Destaque para as lives Pós-jogo, carro chefe do canal, que lidera a audiência no segmento, com picos de 8 mil aparelhos simultâneos e mais de 60 mil visualizações por edição.
BAHÊA MEIO-DIA: A programação conta ainda com o programa diário “Bahêa Meio-Dia”,de segunda a sexta, que traz o noticiário tricolor, com análises, entrevistas e muita interação com o público.
PROGRAMAÇÃO DIVERSA: Em dias de jogos tem também a live Pré-jogo. A programação conta ainda com vídeos e cortes do canal, além do PodSENA, o podcast comandado por Darino.
Contato Matheus Carvalho – 71 99989-6359
Por: Doris Pinheiro