
Na última semana, o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, participou de uma reunião estratégica na sede da Embratur, em Brasília, para alinhar ações dentro do escopo do Plano Brasis — o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, construído pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e do Sebrae. O encontro, que contou com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, e do gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Alexandre Nakagawa, teve como foco o uso de inteligência de mercado para mapear perfis dos turistas internacionais e direcionar ações de promoção mais eficazes para destinos com alto potencial competitivo, como Porto Seguro.
O Plano Brasis propõe o reposicionamento do Brasil como destino turístico internacional por meio de experiências autênticas, valorizando cultura, natureza, sustentabilidade e tantos outros atrativos que tornam o país diverso e único, ao mesmo tempo. Para o diretor, Bruno Reis, a iniciativa representa uma nova era para a promoção do país no exterior: “Com o Plano Brasis, conseguimos entender melhor os interesses dos polos emissores e cocriar, em parceria com os estados, municípios, o Sebrae e o trade local, estratégias específicas para destinos como Porto Seguro, que têm um enorme apelo histórico e natural”, explicou.
A proposta também busca aumentar a receita gerada pelo turismo internacional, estimular um fluxo turístico mais diversos e distribuir os benefícios econômicos de forma equilibrada entre as regiões.
Segundo o secretário Guto Jones, Porto Seguro está plenamente alinhado com os pilares do plano e preparado para se posicionar de forma ainda mais competitiva no mercado global: “É uma oportunidade concreta de fortalecer a imagem de Porto Seguro como destino autêntico, sustentável e conectado às novas exigências do turismo internacional”.
Com esse alinhamento estratégico, a cidade dá um passo importante na ampliação de sua presença nos mercados globais, integrando-se a uma agenda nacional que visa consolidar o Brasil como referência mundial em turismo responsável e de alta qualidade.