
A missão de Porto Seguro em abrir o ano com investimento forte em promoção e negócios está em execução entre 21 e 25 de janeiro, na FITUR, em Madri, na Espanha, com o secretário municipal de Turismo, Guto Jones, em uma agenda intensa para ampliar pontes com o mercado europeu e apresentar as potencialidades do destino a um público ávido por viagens que gerem memórias, emoções, vínculos e descobertas.





Considerada uma das maiores feiras de turismo da Europa, a FITUR tem particularidades que ampliam o alcance das negociações. Além das reuniões com operadoras, agências, Ota’s e canais de distribuição, também se priorizou encontros com criadores de conteúdo, investidores e companhias aéreas, fechando uma série de ações compartilhadas. O município articulou encontros institucionais com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, o Ministério do Turismo e a Embratur, firmando uma programação de trabalho para 2026 com participação em feiras, capacitações e iniciativas conjuntas de promoção e vendas.

A pauta leva um Porto Seguro plural, com nichos como sol e praia, eventos, cultura e tradições, experiências étnicas em aldeias Pataxó, com sustentabilidade e turismo autêntico junto a comunidades originárias. Somam-se rota gastronômica, luxo e charme, destino para casamentos, aventura e ecoturismo, apoiados por reservas ambientais, parque marinho, história e sabores genuínos, além do Carnaval prestes a começar. A estratégia dialoga com a conectividade disponível: Rio de Janeiro e Salvador como principal porta de entrada, com voos diretos e frequências internacionais que incluem Portugal, Espanha (quatro voos semanais para Salvador) e França (cinco voos semanais para Salvador), facilitando conexões pela Europa e via Espanha. “Essa é uma feira de enorme importância para Porto Seguro, não só pelo mercado emissor da Espanha, onde já registramos crescimento e temos potencial para avançar muito mais, mas por toda a Europa que está aqui. Além das operadoras e agências, tivemos reuniões com criadores de conteúdo, investidores e companhias aéreas, e fechamos ações compartilhadas com a Setur-BA, Ministério do Turismo e Embratur, e parcerias com jornalistas e imprensa especializada, para transformar interesse em fluxo e expandir de forma sustentável o turismo internacional do destino”, afirma o secretário Guto Jones.



















