
A noite desta quinta-feira (09) em Prado foi de pura celebração da baianidade. A Praça da Matriz, enfeitada e iluminada, recebeu a cerimônia de abertura da 19ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, que tem como tema “Colhido no Campo, Escolhido na Feira”. O evento, que segue até o dia 19 de outubro, reafirma seu papel como um dos principais patrimônios culturais e gastronômicos da Costa das Baleias.
A solenidade, que reuniu autoridades, parceiros, agricultores, chefs e a comunidade, foi aberta pela secretária de Turismo, Iracema Ribeiro, e pela presidente da APRHOPE, Caroline Lima e Taisa Cancela representando o SEBRAE, que deram as boas-vindas ao público e abriram oficialmente o evento. A tradicional Filarmônica Lira Pradense embalou o início da noite, criando o clima perfeito para uma festa que valoriza as raízes.
Uma Abertura que Já Entrou para a História
O prefeito Gilvan Santos destacou a união de forças. “É motivo de grande comemoração poder reunir o turismo e a agricultura em uma edição do festival. Serão 10 dias de muitas comidas saborosas, engajamento e atrações, tudo pensado para prestigiar os estabelecimentos e fortalecer a economia. Que seja um evento brilhante e que bons negócios sejam gerados”, enfatizou.
O gerente do Sebrae, Alex Brito, comentou sobre a inovação desta edição. “Além de agradecer a todos os parceiros, quero destacar as conexões geradas com o festival que é tão criativo e inovador. Esta edição conta com uma pesquisa de demanda inédita, buscando identificar de que forma o turista chega à cidade, consome e como podemos melhorar o destino”, explicou.
Sustentabilidade e Identidade no Centro do Evento
Caroline Lima, presidente da APRHOPE, reforçou o legado do festival que vai além da gastronomia. “O festival não é só venda de pratos, é o momento de valorização da cultura e identidade da nossa cidade. Trabalhamos com a sustentabilidade em todas as suas frentes, do apoio ao agricultor familiar ao compromisso com a destinação correta dos resíduos”, celebrou.
Com a presença de Nacelmo Oliva, do Banco do Nordeste, Eliana Alves e Geise Langa, ambas da APRHOPE, além de Nanci Costa, gerente regional do SENAC, e Alex Pasquali, presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, o evento reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da gastronomia local. “Prado avança a cada edição com o compromisso e o crescimento do destino e região”, afirmou Alex Pasquali. A cerimônia também prestou uma homenagem especial à Filarmônica Lira Pradense pela história e representatividade na cultura de Prado.
A Cozinha Show “Sabores da Feira” é o Grande Destaque
Seguindo o sucesso de edições anteriores, a Cozinha Show se consolida como o coração do festival. Este ano, sob o tema “Sabores da Feira”, a estrutura rústica com barracas de madeira e cestos de palha recria a autenticidade das feiras livres. Chefs renomados e cozinheiras tradicionais iniciaram suas apresentações lado a lado, utilizando ingredientes frescos e rastreáveis, adquiridos diretamente de cooperativas da região.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a apresentação da Cozinha Show, oferecida pela Queijarias Premiadas com o Sergio Lopes da Queijaria Recanto do Queijo, representando a produção familiar no festival e na exposição do evento com o prato Queijo Frito.
Cultura e Sustentabilidade em Foco
A programação cultural também se destacou com a presença de artesãos locais na Feira de Economia Criativa com dezenas de expositores, além disso, Cumuruxatiba, distrito de Prado, será palco de uma ação especial nos dias 16, 17, e 18 de outubro, com apresentações culturais e participação dos povos originários.
O evento continua a aquecer o mercado local e a promover a cultura e o turismo de Prado, consolidando-se como um verdadeiro patrimônio da Costa das Baleias.
Outro ponto de destaque foi o comprometimento do festival com a sustentabilidade. O Projeto de Sustentabilidade do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, implementou o projeto “Do Prato à Horta”, que transforma o lixo orgânico em adubo — uma das ações que integram o Prêmio Destaque Sustentabilidade, apoiado pelo BNB, e que será entregue ao restaurante mais comprometido com práticas sustentáveis.
Com a campanha “Sem Canudo, Sim!”, fazemos um brinde à consciência e ao cuidado com o planeta.
Por um mar mais limpo e um futuro mais azul, cada escolha conta — e dizer não ao canudo plástico é um pequeno gesto que gera uma grande transformação.
Parcerias que Fortalecem o Evento
Realizado pela APRHOPE Associação Pradense, Prefeitura de Prado e SEBRAE, o festival conta com a Co-realização do SENAC e os patrocínios do estado da Bahia via SETUR-BAHIA PESCA – SEAGRI-SETRE-SECULT, ABRASEL, Banco do Nordeste|Governo Federal, Costa das Baleias, Reserva da Barra, Porto Índio, Pajé Empreendimentos, CVC, Banco Sicoob, ITL Fibra, LH 360, Hotel Mar & Sol, Supermercado Supermini, JKasa, Matriarca Cachaçaria e Ecoville.
Ainda dá tempo
Quem ainda não mergulhou na temática “Colhido no Campo, Escolhido na Feira” tem até domingo, 19 de outubro, para viver momentos únicos que celebram a agricultura familiar, a gastronomia premiada e as tradições da Costa das Baleias.
Como Participar
- Ingressos: Entrada gratuita para a feira e atividades culturais.
- Programação Completa: Disponível no site www.festivalprado.com.br (http://www.festivalprado.com.br) e no
- Instagram@FestivalPrado](https://www.instagram.com/FestivalPrado).
Por: Liga Resultados