
A Prefeitura de Porto Seguro iniciou, nesta semana, a manutenção anual dos equipamentos culturais localizados na Cidade Histórica. Estão passando por cuidados a Igreja da Pena, a Casa de Câmara e Cadeia e o Museu de Arte Sacra.
Os trabalhos incluem a recuperação das fachadas, preservando a identidade visual do sítio histórico. No interior dos prédios, foram realizados serviços de renovação da pintura, reparos elétricos, conserto nos telhados e aplicação de resina no piso.
A pintura segue o padrão de tinta mineral desenvolvida especialmente para Porto Seguro, fruto de uma pesquisa conduzida em 2022 pela Superintendência de Cultura, em parceria com o setor técnico do IPHAN. O estudo envolveu prospecções de campo e bibliográficas, com o objetivo de identificar a tonalidade original das edificações.
“A manutenção periódica reforça o compromisso da gestão municipal em manter viva a memória local, nossas culturas, crenças e modos de vida, além de transmitir esse patrimônio às próximas gerações”, destacou o superintendente de Cultura, Herculano Assis.