
Os educadores da rede municipal de ensino estarão recebendo este ano uma bonificação extra, como reconhecimento pelo excelente desempenho do município nas avaliações oficiais do setor. O anúncio foi feito pelo prefeito Jânio Natal, durante uma reunião realizada na tarde de 30/07, no Hotel Portal Beach. “Com todo o sucesso que estamos alcançando nos índices da Educação, decidimos distribuir R$ 1 milhão para nossos professores, como forma de bonificação pelo empenho e dedicação de cada um de vocês”, declarou o prefeito.
Sob aplausos calorosos da plateia, o prefeito acrescentou ainda que quanto maior o desempenho dos alunos nas avaliações externas, maior será o reconhecimento financeiro. “Como incentivo, no próximo ano queremos aumentar esse bônus para R$ 2 milhões”, reiterou o chefe do Executivo. O prefeito agradeceu a dedicação dos educadores, cujo resultado tem sido a projeção de Porto Seguro como referência a nível estadual e federal. Jânio Natal destacou ainda os avanços no IDEB de 4,5 para 5,1%.
“A cada ano tenho mais orgulho da nossa cidade. Vejam os frutos que estamos colhendo. Quero agradecer a cada um de vocês, incluindo zeladores, merendeiras, auxiliares de classe, professores, coordenadores, diretores e vices. Educar, educar e educar, esse é o nosso maior propósito”, salientou. As avaliações externas para medir o nível de aproveitamento dos alunos são realizadas pelo Inep, autarquia federal ligada ao Ministério da Educação.
Para o secretário de Educação, Luiz Leal, esse momento é um marco na história do município, “que só está ocorrendo porque temos um gestor com visão de futuro, que investe no setor e reconhece a importância da Educação para o futuro das crianças e adolescentes, garantindo assim conquistas inéditas para nossa cidade”. De acordo com o secretário, Porto Seguro é hoje a maior referência em alfabetização na Bahia. “Isso é o resultado do esforço dos nossos educadores e dos nossos gestores Paulinho e Jânio!”.
O vice-prefeito Paulo Onishi reconheceu os professores como “os verdadeiros baluartes dessas conquistas”. Ele argumentou que como principal propulsor da nossa economia, o turismo precisa cada vez mais de mão de obra qualificada. “E isso passa pela educação, ou seja, tudo passa pelas escolas”, concluiu. Paulinho exaltou a contribuição das diversas etnias para o “nascimento do Brasil”, em Porto Seguro, e destacou o grande potencial do destino nos segmentos de história, cultura e gastronomia.