
Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Porto Seguro vivenciaram momentos especiais de troca, interação e novos conhecimentos durante a Semana de Mobilização da EJA, realizada de 25 a 29 de agosto, nas unidades de ensino da Sede, bairros, distritos e povoados, incluindo assentamentos e áreas indígenas.
A programação incluiu apresentações culturais – com música, teatro, coral, intercâmbio entre os alunos das diversas escolas; oficinas e serviços; palestras com orientações profissionais e de empreendedorismo ministradas pelo Sebrae, além de cursos de formação para os professores. De acordo com a coordenadora da EJA, Verônica Rosa, o principal objetivo foi “mobilizar a comunidade escolar e a comunidade do entorno por meio de oficinas e palestras que tornem a escola um ambiente acolhedor, de transformação social e incentivo à regularização dos estudos.
Segundo a ela, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um importante instrumento de inclusão social, permitindo que pessoas que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada possam retomar seus estudos, ampliar suas oportunidades e exercer plenamente sua cidadania. “No entanto, essa modalidade de ensino ainda enfrenta desafios significativos nos municípios brasileiros e em Porto Seguro, onde as taxas de matrícula são baixas e a evasão escolar se mantêm elevada”, salienta.
Diante desse quadro, a Semana de Mobilização da EJA, prevista no calendário escolar, foi idealizada “como uma estratégia fundamental para fortalecer a busca ativa por novos estudantes, incentivar a permanência daqueles que já estão matriculados e promover a valorização da EJA na rede municipal, reafirmando o compromisso do município com uma educação inclusiva e democrática”.