Na última quinta-feira (7), a unidade do Sistema FIEB em Eunápolis recebeu diretores e gestores da Veracel Celulose para um encontro sobre os rumos do setor de celulose e papel. O evento contou com a presença do CEO da Veracel, Caio Zanardo, do representante de Relações Institucionais da FIEB no extremo sul, Evandro Oliveira, do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do diplomata e ex-deputado federal José Carlos Fonseca.
Durante a reunião, foram lançados dois novos cursos gratuitos em parceria com o SENAI Bahia, com destaque para o Técnico em Celulose e Papel, voltado a ampliar oportunidades de formação para jovens e adultos da região.
Técnico em Celulose e Papel: formação para o futuro
Pela primeira vez oferecido na sede do SENAI Eunápolis, o curso conta com 50 vagas gratuitas e início previsto para 4 de setembro. As aulas serão presenciais, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, podendo ocorrer aos sábados.
Podem se inscrever candidatos que já concluíram o ensino médio ou que estejam no 2º ano, com previsão de conclusão até 2027. A carga horária total é de 1.200 horas.
Inscrições: 07 a 17 de agosto
Link: senaibahia.com.br/celulose-e-papel
Qualificação em Assistente Administrativo de RH para pessoas com deficiência
Também foi lançado o curso de Assistente Administrativo de RH, 100% on-line, com duração de 240 horas, destinado a pessoas com deficiência física. São 50 vagas, com início das aulas em 18 de setembro.
Inscrições: 07 a 27 de agosto
Link: senaibahia.com.br/qualificacao-profissional-em-assistente-administrativo-e-recursos-humanos-pcd
Impacto econômico e social
O curso Técnico em Celulose e Papel foi responsável, há 20 anos, por formar profissionais que ajudaram a consolidar a operação da Veracel. Segundo estudo da FIEB, três anos após o início da indústria, o PIB de Eunápolis cresceu 76%, o número de empregos aumentou 94% e a indústria local se expandiu 267% — índices muito superiores à média estadual.