
Trancoso reforça sua vocação para a cultura neste verão com o lançamento de duas obras da historiadora Deane Monteiro Vieira Costa, em um encontro que valoriza o distrito como espaço de trocas, memória e experiências que elevam os atrativos turísticos locais para além do sol e do mar.

No sábado, 17 de janeiro de 2026, a partir das 17h, a Livraria Nobel de Trancoso recebe a autora para apresentar “Tiana e a incrível história da professora Zilma Coelho Pinto” e “Uma biografia esquecida na história do Espírito Santo: vida, tempo e obras de Zilma Coelho Pinto”. Os livros resgatam a trajetória inspiradora da alfabetizadora Zilma Coelho Pinto e seu impacto social, destacando a dedicação de quem marcou comunidades inteiras com educação, assistência e pertencimento.

A comunidade de Trancoso e visitantes estão convidados para essa tarde especial: um momento de encontro e ancestralidade, em pleno mês de janeiro, tão simbólico para as cidades baianas e para o clima de fé e festividade que antecede o dia de São Sebastião. Participe, prestigie a autora e fortaleça a cultura como parte viva da identidade de Trancoso.

“Escrever sobre a vida de uma mulher educadora, sendo também uma educadora e escritora, pode ser um encontro real e imaginário de si com os outros que nos habitam nesse país chamado Brasil. E, Trancoso, nos aponta para esse Brasil plural, rico, belo e paradoxal”, destaca a autora, Deane Monteiro.

















