O Projeto Vidro Vira Vidro foi lançado no último sábado, em Trancoso, com um café da manhã, organizado por Cali, na Italuiza Materiais de Construção. Com apoio de diversas empresas e entidades comprometidas com a sustentabilidade, busca transformar o descarte e a reciclagem de vidro na região, oferecendo uma nova fonte de renda para a comunidade local.
O evento contou com palestra educativa sobre sustentabilidade, ressignificação e reciclagem de resíduos. Houve também uma visita aos processos de transformação dos vidros em materiais de construção e reciclagem, com transporte dos vidros coletados para São Paulo, onde serão reciclados em novos produtos.
Dentre as entidades participantes, destacam-se a Recicla Sul da Bahia, Italuiza, Massfix, Verallia e Diageo, além do apoio da secretário municipal do Meio Ambiente e da Causa Animal.
O secretário Jânio Natal Jr. enfatizou a importância da reciclagem para a preservação ambiental e a geração de renda para quem entrega, afirmando: “Projetos como o Vidro Vira Vidro são essenciais para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva. Estamos comprometidos em apoiar a comunidade e promover práticas sustentáveis”.
O projeto começará a comprar vidro da comunidade, oferecendo R$ 0,25 por quilo entregue nos ecopontos. O objetivo é educar a comunidade sobre o descarte correto do vidro e facilitar o transporte dos materiais com carrinhos fornecidos pelo projeto, promovendo práticas sustentáveis e contribuindo para a preservação ambiental em Trancoso.
Ascom Prefeitura de Porto Seguro