
O deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) protocolou nesta segunda-feira, 06/05, um requerimento na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma audiência pública para discutir os impactos da interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no quilômetro 661 da BR-101, no município de Itapebi, sul da Bahia.
A interdição da ponte começou à meia-noite do dia 5 de maio e tem previsão inicial de 15 dias. O bloqueio total ocorre para realização de inspeções e testes estruturais que irão definir se a ponte poderá ser revitalizada ou se será necessário construir uma nova. A medida causou grandes transtornos à população e aos caminhoneiros que utilizam a BR-101, principal eixo de ligação entre o sul da Bahia e outras regiões do estado e do país.
Diante da situação, Neto Carletto propôs reunir diversos órgãos e autoridades para buscar soluções emergenciais e discutir alternativas viáveis para a mobilidade na região. Entre os convidados sugeridos para a audiência pública estão representantes do Ministério dos Transportes, DNIT nacional e regional (BA), ANTT, Confederação Nacional do Transporte, além dos prefeitos de Itapebi e Itagimirim.

“A interdição impacta diretamente o escoamento da produção, o transporte de mercadorias e o deslocamento de milhares de pessoas. É preciso responsabilidade, mas também celeridade nas decisões que envolvem essa estrutura. Nosso compromisso é com a segurança da população e com a retomada da normalidade o mais rápido possível”, afirmou o deputado.
No documento apresentado à Comissão, Neto Carletto também destaca a complexidade da rota alternativa proposta, que chega a 684 km de percurso e inclui trechos de estrada de terra, como os 40 km da BR-367/MG ainda não pavimentados.
A solicitação de audiência pública reforça a atuação do parlamentar em defesa da infraestrutura rodoviária do estado, especialmente em um momento crítico para a mobilidade na região sul da Bahia.