
A poucos dias do encerramento do prazo para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral, Porto Seguro chama atenção por ocupar a 5ª posição entre os municípios com mais eleitores em risco de ter o título cancelado na Bahia. São 5.278 títulos eleitorais passíveis de cancelamento, segundo dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base em levantamento do dia 13 de maio.
A liderança do ranking estadual é de Salvador, com 60.478 eleitores em situação irregular, seguida por Feira de Santana (9.349), Vitória da Conquista (7.311) e Camaçari (5.770). Mesmo sendo o 10º maior colégio eleitoral da Bahia, Porto Seguro aparece na frente de cidades com maior número de eleitores, evidenciando a urgência da situação local.
Mais de 260 mil títulos em risco na Bahia
Ao todo, a Bahia registra mais de 260 mil eleitores com risco de cancelamento do título. A penalidade ocorre para quem deixa de votar em três eleições consecutivas, sem justificar ou pagar a multa devida.
O prazo final para resolver as pendências é domingo, 19 de maio. Após essa data, os títulos irregulares serão cancelados, o que pode acarretar diversas consequências, como impedimentos para tirar passaporte, tomar posse em concursos públicos e receber benefícios do governo.
Como regularizar
A regularização pode ser feita de forma simples e rápida:
- Pelo aplicativo e-Título
- Através do site de Autoatendimento Eleitoral
- Diretamente no cartório eleitoral mais próximo
O pagamento das multas pode ser feito via PIX (com compensação imediata), boleto bancário (GRU) ou cartão de crédito. Em caso de pagamento por GRU, é necessário aguardar até 48 horas pela compensação bancária.