
As portas do comércio de um dos bairros mais populosos de Porto Seguro, o Complexo Baianão, nem tinham sido abertas ainda e a rua principal do bairro, próximas à Caixa d’água, já havia sido tomada por viaturas, militares, instrumentos e muitos estudantes. De celulares em punho, a população foi saindo às portas e tomando as calçadas para registrar a passagem do Desfile da Independência, que foi realizado nesta sexta-feira, 05 de setembro, depois de ser transferido do Centro da cidade para o bairro.
Da praça da Caixa D´Água, o cortejo seguiu em direção à Praça da Família, um dos principais pontos de encontro e centro de lazer do bairro, onde a prefeitura montou um palanque para recepcionar as estrelas principais do desfile. Marinha, exército, guarda municipal, Ceame, indígenas, Bamups, ambulâncias do Samu, representantes das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, além de um grande número de alunos da rede municipal foram prestar sua homenagem ao Brasil. No palanque, autoridades como o vice-prefeito Paulo Onishi, secretários municipais, vereadores, segurança pública e lideranças locais.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Josemar Siquara, este ano a festa foi inovadora, trazendo os festejos para o Baianão, por ser o bairro mais populoso e com a maior concentração de escolas e de alunos. “Então nós atendemos ao desejo da comunidade e, através da Secretaria de Educação, fizemos um dos maiores desfiles, com mais de 1500 pessoas. Um sucesso total, que deixou todo mundo feliz. E Porto Seguro mostra mais uma vez que tem respeito pela cultura e pela história do Brasil. E isso é o mais importante que nós precisamos trazer para a nossa juventude, esse respeito e esse amor à nação”.
O vice-prefeito Paulo Onishi também lembrou a importância dessa festa, “que traz à memória a nossa luta pela independência do Brasil e aponta também para o futuro. Para que o respeito a esse momento cívico brasileiro tão importante possa criar também união em nossa cidade e aqui no Baianão, onde a população acolheu tão bem esse desfile”. Paulinho lembrou ainda o olhar cuidadoso do prefeito Jânio Natal, “que vem deixando um legado tão importante para esse bairro e para a nossa cidade”.
Ele destacou ainda o evento Ação Mais Saúde, que está sendo realizado em tendas montadas na Praça da Família, onde médicos e profissionais de saúde estão prestando atendimento a um grande número de pessoas. Segundo o vice-prefeito, a expectativa é de atender, juntamente com a Secretaria de Saúde, mais de 4 mil pessoas por semana, reduzindo a demanda na área de saúde, com a realização de exames, cirurgias e, principalmente, atendimento especializado. “Nós estamos aqui no Baianão hoje oferecendo mais de 18 especialidades. E esse é um compromisso da nossa gestão com a saúde da população local. Um legado de referência que vamos deixar, não apenas para o Baianão, mas para o município como um todo”, resume.