A BYD realizou, nesta semana, uma grande ação de recrutamento em Camaçari, Bahia, reafirmando seu compromisso com a geração de empregos e o desenvolvimento regional. A iniciativa, em parceria com o Centro de Intermediação e Apoio ao Trabalhador (CIAT) e o SineBahia, ocorreu na Casa do Trabalho nos dias 24 e 26 de julho.
Durante os dois dias, aproximadamente 850 candidatos foram atendidos pela equipe da montadora chinesa, que ofereceu orientações sobre as vagas disponíveis e os próximos passos do processo seletivo. A ação integra o esforço para preenchimento das vagas da nova fábrica da BYD no município.
“Com esta iniciativa, a BYD reforça o seu compromisso com a geração de emprego e renda na Bahia e com o desenvolvimento social do município de Camaçari”, declarou Tyler Lie, presidente da BYD Auto do Brasil.
Oportunidades e expectativas
A expectativa pela retomada de empregos no setor automotivo é alta entre os candidatos. Gerson Morais, 57 anos, trabalhou na antiga fábrica da Ford entre 2002 e 2021 e agora sonha com uma nova trajetória:
“Espero ter uma carreira tão longa quanto a que tive na Ford”, afirmou.

Para Diarileine Xavier, 46, a iniciativa traz esperança especialmente para quem busca reingresso no mercado após os 40 anos:
“A gente se sente viva de novo. É um sonho que pode, sim, acontecer.”
Entre os jovens, o sentimento também é de otimismo. Nathan Alexandre, de 20 anos, busca seu primeiro emprego:
“A gente está aqui para crescer junto com a empresa.”
Matheus Souza, candidato à área de logística, compartilha da mesma visão:
“Estou animado e esperançoso. Sei que posso crescer junto com a empresa.”
Vagas e projeções
Das 3 mil vagas diretas anunciadas para a nova fábrica de Camaçari, 508 já estão disponíveis nos canais do SineBahia e do CIAT. A expectativa da BYD é gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos no estado quando a planta estiver em plena operação. Atualmente, a unidade já emprega cerca de 1.000 colaboradores.
Com essa mobilização, a BYD fortalece seu papel como protagonista na transformação econômica da Bahia e no fortalecimento da indústria nacional de veículos elétricos.
Informações: Bruno Ganem