O município agora conta com uma carreta oftalmológica do programa federal Agora Tem Especialistas. A unidade chega para atender 12 municípios da Bahia e reduzir a longa espera por cirurgias de catarata na região, até janeiro de 2026.

Com estrutura de ponta, a unidade móvel está posicionada em frente à Policlínica Regional de Teixeira de Freitas. Lá, são realizados exames como mapeamento de retina, ultrassonografia ocular e, principalmente, cirurgias de catarata com implantação de lentes intraoculares dobráveis um avanço importante para moradores da região, que há anos enfrentam dificuldade de acesso à saúde ocular especializada.
Desde que o programa começou, 720 brasileiros que estavam sem enxergar voltaram a ter visão após cirurgia. Em Ribeirão Preto (SP), a fila foi totalmente zerada. Agora, o objetivo do Ministério da Saúde é repetir o feito no extremo sul da Bahia.

A catarata é a principal causa de cegueira reversível no Brasil. No entanto, em regiões com pouca estrutura de saúde, como o interior baiano, o tempo de espera por cirurgia pode ultrapassar anos. A carreta representa um alívio para centenas de pacientes de 12 municípios, incluindo Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém e Medeiros Neto.
Para mim, o mais relevante é como uma ação simples levar especialistas até onde a saúde não chega pode devolver qualidade de vida, dignidade e autonomia a quem já havia perdido a esperança.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 17h, com agendamento feito via central municipal de regulação. A meta é atender até 150 pacientes por dia.
Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma estratégia para “desafogar a demanda reprimida por serviços especializados, levando assistência a territórios com alta demanda e pouca estrutura”.

Além da oftalmologia, outras carretas do programa estão em Juazeiro e Abaré com foco em saúde da mulher. A meta é chegar a 150 unidades móveis em funcionamento no país até o fim de 2026.



















