
Em um momento em que a população cobra mais segurança e justiça, o deputado federal Neto Carletto se reuniu com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira (2), em Brasília, para tratar de um tema urgente: a ampliação dos investimentos em Segurança Pública nos municípios da Bahia. Para Neto o encontro reforça um posicionamento claro, onde o Estado chega, o crime recua.
Segurança é prioridade
Durante a audiência, o parlamentar defendeu o aumento de recursos para os municípios que mais sofrem com a falta de estrutura na área da segurança pública. “Nosso objetivo aqui é simples e direto: fortalecer o combate à criminalidade com mais efetivo, inteligência, tecnologia e apoio às guardas municipais.” disse ele.
Ao lado de outros deputados do seu estado, Neto Carletto destacou que a Bahia não pode continuar entre os estados com os piores índices de violência. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2023), o estado lidera o ranking nacional de mortes violentas intencionais.
A reunião ocorreu poucos dias antes da apresentação oficial da PEC da Segurança Pública, proposta pelo Ministério da Justiça, que pretende ampliar a cooperação entre União, estados e municípios, além de fortalecer legalmente o papel das guardas municipais.
O ministro Lewandowski anunciou que o texto será levado à Câmara dos Deputados já na próxima semana. A iniciativa do deputado ativa um gatilho poderoso, o da ação imediata. Não se trata de promessas futuras, mas de uma articulação já em curso, com autoridades competentes e foco nos resultados.
“Não vamos descansar enquanto os investimentos em segurança não chegarem onde mais precisam. Estamos trabalhando por um futuro mais seguro e justo para nossa gente”, afirmou Neto Carletto após a reunião.