
As práticas desenvolvidas pelo Setor de Educação Especial e Inclusiva da Prefeitura de Porto Seguro vêm alcançando avanços significativos, a partir da implementação de uma série de ações para garantir um atendimento de qualidade a todos os estudantes com deficiência da rede municipal. Trabalhando com parcerias estratégicas e com o empenho de uma equipe especializada e comprometida, o setor vem se tornando referência.



De acordo com a Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Déa Araújo, todas as iniciativas são fruto da parceria estratégica entre o Setor da Educação Especial, Ceame (que atende os alunos no contraturno escolar), APAE e as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Segundo ela, os avanços iniciaram com a reestruturação administrativa e de processos para otimizar o trabalho dos profissionais envolvidos, como os cuidadores, que passam por avaliação e triagem, com suas atribuições e atuação definidas de forma clara.



O investimento na formação continuada também é um pilar essencial para a qualidade do serviço. Dessa forma, profissionais das Salas de Recursos e cuidadores participam de formações mensais contínuas, assim como os professores das salas regulares que trabalham com alunos surdos. “As equipes das escolas regulares recebem orientações contínuas adaptando o currículo e as metodologias de acordo com as necessidades e potencialidades de cada aluno com deficiência”, explica a coordenadora.
Déa informa ainda que o município expandiu significativamente a capacidade de atendimento, possuindo atualmente 38 Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e mais cinco que já estão prontas para iniciar em 2026. Uma importante parceria com a Secretaria de Saúde resultou em mutirões com neuropediatras. “Essa colaboração é fundamental para o diagnóstico, acompanhamento e suporte clínico necessários aos estudantes”, salienta.



As ações de conscientização e mobilização social, visando a sensibilização da comunidade para os direitos da pessoa com deficiência são realizadas com o apoio direto dos parceiros, em eventos como seminários, visitas, passeios e passeatas. Em Porto Seguro a inclusão é uma realidade, com direito à participação de crianças e adolescentes com deficiência em eventos públicos como o Carnaval – com o bloco da Inclusão -, Sete de Setembro, além de visitas a escolas indígenas e eventos esportivos no Mamagaya e durante nos Jogos Estudantis, com a Corridinha Kids.
Essas ações conjuntas em Porto Seguro, impulsionadas pela parceria entre a Secretaria de Educação, Ceame, APAE e Salas de Recursos Multifuncionais, refletem uma visão integrada que prioriza a formação profissional, a organização administrativa e a colaboração intersetorial, consolidando o município como um exemplo de esforços para uma educação mais equitativa e inclusiva. “Em Porto Seguro, a inclusão ainda tem muito para avançar, mas não estamos mais no mesmo lugar”, resume Déa Araújo.


















