
Em uma iniciativa para fortalecer a indústria nacional, o Governo Federal e a Embraer confirmaram um investimento de R$ 20 bilhões no Brasil até 2030. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto , durante reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho , e posteriormente apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no lançamento do programa Nova Indústria Brasil , no Palácio do Planalto.
Expansão e inovação
Os investimentos visam aumentar a produção de aeronaves , expandir negócios para mercados internacionais e fomentar tecnologias sustentáveis na aviação. Um dos destaques do plano é o desenvolvimento do eVTOL , um veículo elétrico de descolagem e pouso vertical produzido pela EVE , exclusivo da Embraer.
O ministro Silvio Costa Filho celebrou a iniciativa e destacou o impacto positivo na indústria nacional.
“Esse anúncio vem para fortalecer a indústria brasileira e reforçar a importância de termos uma empresa nacional forte, com revisão dentro e fora do Brasil”, afirmou.
Já Francisco Gomes Neto ressaltou que uma parceria entre Embraer e governo será fundamental para estimular exportações, gerar investimentos financeiros e fortalecer a soberania tecnológica do país.
A força da Embraer no mercado global
Fundada em 1969 , a Embraer atua em diversas frentes da aviação, incluindo os setores comercial, executivo, agrícola e de defesa . A empresa já entregou mais de 9 mil aeronaves , consolidando-se como líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e sendo a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
A cada 10 segundos , um avião da Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros . Com os novos investimentos, a expectativa é que o Brasil avance ainda mais no mercado global de aviação.