
Nesta quinta-feira (21), a praça do Pequi, em Eunápolis, recebeu um emocionante encontro de capoeiristas da cidade. O evento reuniu mestres, contra-mestres, professores e alunos em um grande aulão e roda de capoeira para homenagear Mestre Marinaldo, que há quase 20 anos reside na Europa.
Mestre Irineu Gomes, do Grupo Resgatado Por Cristo e um dos organizadores, destacou a importância do momento: “É um privilégio poder viver este momento e comemorar junto a ele tudo o que Mestre Marinaldo representa e fez pela capoeira de Eunápolis e da Bahia.”
Natural de Eunápolis, Mestre Marinaldo iniciou sua prática em 1978 com Mestre Walter e, em 1986, fundou o Grupo de Capoeira Esporão. O grupo se expandiu para várias cidades da Bahia e outros estados, alcançando reconhecimento internacional na Europa e nos Estados Unidos a partir de 1998.
Residente atualmente na Polônia, Mestre Marinaldo retornou ao Brasil para intercâmbios, festivais e batizados do Grupo Esporão. “Hoje estou muito feliz por estar aqui onde tudo começou. É gratificante reencontrar os amigos e celebrar do jeito que mais gosto: jogando capoeira”, afirmou o mestre.
O encontro transformou a praça em uma grande festa da capoeira, fortalecendo laços entre gerações e celebrando a cultura afro-brasileira.