
Começou nesta quinta-feira (28 de agosto de 2025) a auditoria anual do manejo florestal da Veracel Celulose, em Eunápolis. Conduzida pelo Imaflora, a avaliação inclui aspectos ambientais, sociais e econômicos das plantações da empresa em mais de 200 mil hectares. O comunicado público foi divulgado oficialmente e o processo já está em andamento.
Com sede na Rodovia BA‑275, Fazenda Brasilândia Km 24, em Eunápolis, a Veracel Celulose S.A. é auditada conforme a norma ABNT NBR 14789 de manejo sustentável e pelo sistema PEFC. A auditoria abrange 202.699,40 hectares de florestas plantadas e é parte do selo de conformidade com critérios socioambientais.
O comunicado público oficial pode ser acessado no site do Imaflora
Certificações como essa ajudam a garantir responsabilidade socioambiental e reforçam a legitimidade da empresa perante o mercado e a sociedade. O resultado da auditoria pode influenciar o acesso da Veracel a mercados mais exigentes e manter sua reputação em sustentabilidade.
A consulta pública, aberta desde 28 de agosto de 2025, permite que membros da comunidade e partes interessadas enviem comentários, opiniões e observações sobre o manejo e a proteção de áreas de alto valor de conservação. As contribuições podem ser confidenciais ou públicas e devem ser enviadas por e‑mail ou em reuniões com a equipe de campo.
Etapas e cronograma da avaliação:
– Organização da avaliação (Auditoria Fase 1) – Este trabalho tem o objetivo de conhecer o Manejo Florestal do empreendimento e planejar as outras etapas da auditoria que devem prosseguir durante todo o processo, e envolvem a análise estratégica das informações disponíveis sobre a unidade de manejo e partes interessadas, análise da conformidade com os requisitos legais, a preparação de equipe de campo, a elaboração de documentos e a execução das principais etapas do processo.
– Avaliação de campo (Auditoria Fase 2) – a equipe do Imaflora vai avaliar as propriedades manejadas pelo empreendimento entre os dias 27 a 31 de outubro de 2025.
– Consulta pública a partes interessadas – inicia no dia 28 de agosto de 2025 e estende-se durante todo o processo de auditoria, inclusive após os trabalhos de campo.
– Contato local com a comunidade – durante o período da consulta pública prévia e durante os trabalhos de campo, a equipe fará entrevistas e reuniões com pessoas e entidades locais que possam contribuir com a avaliação.
– Reunião final de consolidação – ao final das atividades de campo, a equipe se reunirá com os responsáveis pelo manejo do empreendimento para finalizar a coleta de dados e apresentar os resultados preliminares da auditoria.
– Elaboração do relatório de auditoria – a equipe deverá elaborar uma minuta confidencial do relatório, que será circulada para comentários pela equipe do empreendimento. O relatório final será composto, entre outras informações, por um resumo dos resultados da auditoria e pela análise detalhada do cumprimento dos princípios e critérios pela organização. Esta etapa deve ocorrer em até 90 dias após a conclusão da etapa de campo.
A documentação também pode ser solicitada ao Imaflora por meio de correio eletrônico ou telefone.
Segundo o comunicador responsável, Carolina Bozetti Rodrigues, a comunidade pode encaminhar suas contribuições, sugestões e documentos via “mailto:[email protected]”.
Enquanto a auditoria percorre suas fases, a sociedade de Eunápolis tem uma oportunidade concreta de influenciar o exercício do manejo florestal. Auditorias não devem ser apenas uma formalidade. Devem ser instrumentos vivos de participação social, capazes de garantir que as florestas gerem benefícios reais para o território, com transparência e justiça.
A auditoria promovida pelo Imaflora posiciona Veracel e Eunápolis sob o foco da transparência ambiental. A comunidade local tem voz e é hora de fazer valer.