O sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul Digital deverá entrar em funcionamento em Porto Seguro a partir do mês de outubro de 2025. A primeira semana de operação será um período de treinamento e informação aos usuários pelos monitores que estarão nas ruas, não havendo cobrança da tarifa nos primeiros dias.
A cidade já está sendo preparada para a zona azul, com sinalização vertical e horizontal, pintura das vagas, instalação de placas, totens e parquímetros. Os parquímetros funcionarão como terminais de autoatendimento e permitirão o pagamento em cartão de crédito, débito ou moedas. Também será possível adquirir créditos pelo site, WhatsApp ou aplicativo SomaParkPay.

Outra novidade que facilitará o pagamento é um sistema direto de QR Codes, espalhados em mais de 500 placas pela cidade, que direciona o celular diretamente para o pagamento. Também haverá monitores em pontos estratégicos e totens em alguns comércios.
O valor da tarifa será de R$ 3,50 por hora. Para motos, o custo será de R$ 1,50 por hora. Com o aplicativo, motoristas poderão comprar créditos fracionados de 30 minutos. No período adquirido, é possível utilizar qualquer vaga disponível. O serviço funcionará a princípio no Centro da cidade, sendo estendido para Arraial e Trancoso em uma segunda etapa e futuramente ao Baianão.
O Estacionamento Rotativo Zona Azul Digital vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Em locais de maior movimento, especialmente no Centro e áreas turísticas, o funcionamento será estendido até as 22h. Aos domingos e feriados não haverá cobrança, exceto em grandes eventos e datas comemorativas.
Existente no Brasil desde 1979, a zona azul é uma forma de democratizar e organizar o uso de vagas de estacionamento em áreas públicas. Entre as vantagens estão a redução do tempo de ocupação das vagas, o fim das filas duplas, a garantia de espaços especiais para idosos e pessoas com deficiência, além de mais segurança e conforto para os usuários.
Segundo Marcos Vasconcelos, diretor operacional da E-Parking, a implantação da Zona Azul Digital coloca Porto Seguro no mesmo patamar das principais cidades do país que já adotaram soluções modernas de gestão de estacionamento, conciliando desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida para moradores e visitantes.