A democratização do acesso ao Festival Gastronômico de Eunápolis foi o ponto mais destacado pelos organizadores e patrocinadores do evento. Lançado pela primeira vez na Praça da Igreja da matriz, o festival reúne este ano 40 empresas e grupos de agricultores familiares do município.
A gestora de projetos do Sebrae e uma das responsáveis pela organização do Festival, Jane Silva, disse que o lançamento do evento na praça é a realização de um sonho antigo. “Desde a primeira edição, realizada há 5 anos, tínhamos esse sonho. Essa conquista representa a democratização do acesso ao festival”, destacou Jane.
CONSTRUÇÃO DE NOVAS MEMÓRIAS – Ela disse ainda que a 5ª edição do festival tem como tema “Memórias a mesa”, e a realização na praça representa a construção de uma nova história para a população local, com a construção de novas memórias.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, destacou que a 5ª edição, com a novidade do Festival na Praça, consagra o sucesso do evento. “Prova disso é o volume de famílias que estão hoje aqui na praça”, comemorou.
“Estou feliz com a realização do festival na Praça, é a concretização de um sonho de trazer o festival para o meio das pessoas”, também comemorou o presidente da seção regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, Alex Di Pasquale.
OPORTUNIDADE DE ABRIR MERCADO – A participação dos produtores rurais no festival está sendo uma grande oportunidade tanto de abrir mercado para o produtor, quanto para a população urbana conhecer esse trabalho, que é tão dedicado no meio rural”, disse a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Eunápolis, Eliane Menezes.
O presidente da CDL Eunápolis, Rosemberg Pereira de Souza, enfatizou que a CDL é parceiro do Sebrae na organização do Festival desde a primeira edição, pois a entidade enxerga no Festival uma oportunidade para o desenvolvimento do comércio local. Na edição deste ano Rosemberg destacou ainda a participação de produtores locais. “A integração com produtores participando do festival vai promover ainda mais o desenvolvimento do comércio”.
Ponto destacado também pelos produtores Edilene e Calixto, do Apiário Edi e Cal. Felizes por estarem participando do festival, o casal de produtores falou sobre as oportunidades de negócios que poderão surgir com a visibilidade que estão sendo dadas aos produtos do apiário, em especial do Hidromel, produzido por eles, que já conquistou o 3º lugar como melhor hidromel do Brasil.
O diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel Celulose, Luiz Tapia, destacou que promover a participação de associações de produtores rurais no festival faz todo o sentido para a Veracel. “Possibilitar a conexão desses produtores com proprietários de restaurantes, com quem consome os seus produtos faz todo o sentido para a empresa que busca inspirar pessoas, para que mais famílias produzam alimentos”.
Tapia ressaltou que só em 2023 a empresa investiu dez milhões de reais em agricultura familiar. “Quando a gente pode trazer o território junto com a empresa, se desenvolvendo, toda população ganha com isso e isso faz parte da missão da Veracel”.
COZINHA SHOW – O hidromel do apiário Edi e Cal, uma espécie de vinho feito a base de mel, foi utilizado pelo chef Alex Gregory, durante a Cozinha Show, uma das atrações da abertura do Festival. “Além do Hidromel irei usar essa cebolinha fresquinha que compramos de produtores que estão fazendo parte do festival”, revelou ele, ressaltando a importância de valorizar os produtores locais.
Alex contou com o apoio dos chefs Toninho, um indígena Pataxó que tem experiência de 40 anos em gastronomia e o Chef Camarão, que é natural de Eunápolis, na produção de uma polenta com rabada. “Esse prato tem memória para mim, pois aprendi com minha avó e sei que tem memória para o Toninho e o Camarão também”, ao se referir ao tema deste ano do festival “Memórias a mesa”.
A abertura do festival, realizado na noite de sábado, dia 24, na Praça da Igreja da Matriz, contou ainda com a apresentação da banda Marcial Municipal, do DJ Murilo Matos e com um show do cantor Fabiano Araújo.
UM CARDÁPIO VARIADO – A 5ª Edição do Festival Gastronômico de Eunápolis segue até o dia 15 de setembro, com a oferta de 49 pratos lançados especialmente para evento, nas categorias drinks, lanches, sobremesas, comida de boteco, pizza e prato principal. Confira as opções de pratos que poderão ser adquiridos diretamente nos restaurantes participantes do evento no Instagram @festivaleunápolis.
Com realização do Sebrae e CDL Eunápolis, correalização Abrasel e Senac, e patrocínio master da Veracel , Bahiagás (Governo do Estado), Naturaves
Sicoob,Giovanna,Cambuí e Indiana
Por: Eduarda Toralles