
O bairro Campinho, em Porto Seguro, recebeu uma intervenção artística marcante com o Projeto Colorindo Memórias e Identidades, realizado na Praça Antônio Tito. Em quatro dias de execução, o skate park de 700m² e o parquinho de 100m² ganharam novas cores e significados, por meio de uma ação prática formativa fundamentada no muralismo e na educação popular. A iniciativa foi construída de forma coletiva e participativa, a partir de diálogos com a comunidade e frequentadores, levantando elementos imagéticos que representam a identidade local.
Durante o processo, foram selecionadas imagens que equilibrassem estética e funcionalidade do espaço, levando em conta a experiência dos esportistas e a necessidade de não prejudicar o desempenho de atletas, especialmente os iniciantes. Entre os elementos escolhidos, destacam-se referências ao bioma local, como o cacau, caranguejo, peixe, tucano, onça e flora nativa. Mais de 30 pessoas, entre jovens e pais, participaram ativamente da pintura, que recebeu acabamento com resina protetora, garantindo maior durabilidade à obra, do artista plástico, Ricardo keferaus.
O impacto da ação vai além da estética: o espaço agora se tornou mais vibrante, inspirador e culturalmente rico, fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento da comunidade. O projeto une arte, esporte e educação, promovendo interação social e valorizando costumes e tradições locais. No dia 11 de agosto, também foi feita visita à Escola Antônio Osório, além de articulações com instituições privadas para expandir e dar continuidade à iniciativa em outras áreas do território.
Este projeto é uma realização viabilizada pela lei Aldir Blanc de Porto Seguro por meio da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Cultura.